Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da ferramenta Scratch como uma metodologia no processo de aprendizagem com alunos do ensino fundamental do 9 ano da Escola Estadual Indígena Riachuelo. Utilizamos a pesquisa ação no sentido de fazer analise reflexiva acerca de como se desenvolve o processo de ensino/aprendizagem com a utilização das ferramentas educacionais. Como metodologia lúdica na educação, onde o professor utiliza uma aplicação para ensinar a fala e escrita na língua Materna Wapichana e suas importâncias da cultura indígena, na construção de animações, personagens e historinhas educativas exercitando o uso da língua Indígena Wapichana. No decorrer do trabalho, os alunos desenvolveram atividades pedagógicas onde utilizaram os recursos da ferramenta Scratch, para produzir histórias que envolvam a sua região e sua cultura indígena, atividade agrícola e fotos de paisagens naturais ao redor da escola, oriundas de sua comunidade. Com o auxílio da ferramenta o aluno conseguiu assimilar melhor o conteúdo proposto, comparando os erros e acertos com os demais colegas e com a orientação do professor/mediador, e podendo ajustar sua história de acordo com o contexto da disciplina da Língua Materna Wapichana.