O AMOR, A POESIA, OS JOVENS E A SALA DE AULA: UMA ANÁLISE ENTRE A TEORIA PRÁTICA SOBRE O LETRAMENTO POÉTICO?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90725 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4462 "inscrito_id" => 17212 "titulo" => "O AMOR, A POESIA, OS JOVENS E A SALA DE AULA: UMA ANÁLISE ENTRE A TEORIA PRÁTICA SOBRE O LETRAMENTO POÉTICO?" "resumo" => "Uma das funções da poesia é mostrar a perene novidade do mundo e da vida, para José Paulo Paes. Diante disso, vemos sua importância para o desenvolvimento humano, o que torna indispensável trabalha-lá em sala de aula, tanto para deleite quanto para humanizar o indivíduo, conforme postula Antonio Candido, através da reflexão e, portanto, do estímulo à criticidade. A partir destas considerações, este artigo faz uma análise-comparativa entre as postulações teóricas de Sorrenti (2009), Silva (2009) e Pinheiro (2018) sobre o trabalho da poesia em sala de aula e dois livros didáticos, um do 9º ano do ensino fundamental, e outro do 1º ano do Ensino médio. O currículo dos ensinos fundamental e médio, além dos Parâmetros curriculares de língua portuguesa, todos do estado de Pernambuco, foram, para o mesmo fim, analisados. Utilizamos, também, o que Paz (2012) reflete sobre a poesia e o que Eliot (1991) discorre acerca da função deste gênero literário. Feitas as análises, percebemos que, apesar dos parâmetros estarem em consonância com as teorias, o currículo destoa um pouco, colocando sempre as mesmas expectativas em séries e bimestres diferentes, além de que o do ensino médio foca apenas em historiografia literária. Quanto aos livros didáticos, apenas o do 9º ano se propõe a fazer um trabalho produtivo com o texto poético, enquanto o outro se prende a análises superficiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17212_TB4462_01122022113902.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "ealvesferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90725 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4462 "inscrito_id" => 17212 "titulo" => "O AMOR, A POESIA, OS JOVENS E A SALA DE AULA: UMA ANÁLISE ENTRE A TEORIA PRÁTICA SOBRE O LETRAMENTO POÉTICO?" "resumo" => "Uma das funções da poesia é mostrar a perene novidade do mundo e da vida, para José Paulo Paes. Diante disso, vemos sua importância para o desenvolvimento humano, o que torna indispensável trabalha-lá em sala de aula, tanto para deleite quanto para humanizar o indivíduo, conforme postula Antonio Candido, através da reflexão e, portanto, do estímulo à criticidade. A partir destas considerações, este artigo faz uma análise-comparativa entre as postulações teóricas de Sorrenti (2009), Silva (2009) e Pinheiro (2018) sobre o trabalho da poesia em sala de aula e dois livros didáticos, um do 9º ano do ensino fundamental, e outro do 1º ano do Ensino médio. O currículo dos ensinos fundamental e médio, além dos Parâmetros curriculares de língua portuguesa, todos do estado de Pernambuco, foram, para o mesmo fim, analisados. Utilizamos, também, o que Paz (2012) reflete sobre a poesia e o que Eliot (1991) discorre acerca da função deste gênero literário. Feitas as análises, percebemos que, apesar dos parâmetros estarem em consonância com as teorias, o currículo destoa um pouco, colocando sempre as mesmas expectativas em séries e bimestres diferentes, além de que o do ensino médio foca apenas em historiografia literária. Quanto aos livros didáticos, apenas o do 9º ano se propõe a fazer um trabalho produtivo com o texto poético, enquanto o outro se prende a análises superficiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17212_TB4462_01122022113902.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "ealvesferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }