A Formação Continuada de Professores no Ambiente escolar ganhou ênfase a partir da Lei nº 11.738/2008 com a ampliação da jornada de atividades extraclasse. Nesse contexto, o Coordenador Pedagógico tornou-se essencial para o desenvolvimento do “fazer pedagógico”, baseado na perspectiva da atuação do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar os desafios e as perspectivas baseadas na Lei nº 11.738/2008, bem como às contribuições de Franco (2019), Griecco (2019), Silva (2019) e Gonçalves (2013) que abordam a atuação do Coordenador Pedagógico como formador no ambiente escolar. Os procedimentos metodológicos foram utilizados em três etapas: (1) O papel do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar; (2) Desafios encontrados pelo coordenador pedagógico na práxis pedagógica; (3) Perspectivas de transformação do ambiente escolar a partir da formação continuada. Assim, na presente pesquisa observa-se a ruptura da “função” do coordenador pedagógico no espaço escolar causando conflitos e dificuldades do exercício da práxis pedagógica. Seguindo as análises reflexivas, o trabalho conclui que o coordenador pedagógico enfrenta grandes dificuldades em exercer seu papel no ambiente escolar com ações que não competem à sua realidade. Por outro lado, o espaço escolar está na busca de compreensão da atuação do coordenador pedagógico e seus espaços de reflexão-ação.