RESUMO O estudo da matemática ainda tem sido o grande vilão para muitos estudantes da educação básica mesmo diante das inúmeras possibilidades de ensino e da diversidade de estratégias que favorecem uma aprendizagem com mais sentido e significado para os alunos. Este trabalho tem como fito apresentar o ensino e a aprendizagem da matemática de forma aberta, criativa, visual e equitativa e como podem ser encarados pelos profissionais da docência como algo relevante e com significados expressivos para os discentes. O presente projeto Maleta de Mentalidades Matemática traz a abordagem da cientista Jo Boaler e fundamenta-se na teoria da neurociência que vem quebrando paradigmas por meio da comprovação da neuroplasticidade, com a afirmação de que o cérebro humano é elástico, assim, todo ser humano é capaz de aprender matemática. Com essa abordagem, através do Intituto Sidarta e a Secretaria Municipal de Educação o projeto de formação continuada foi desenvolvido com os professores nas redes de ensino, tendo como premissa o desenvolvimento de atividades reflexivas e desafiadoras propostas a partir das discussões nos contextos de formação docente. Vale ressaltar que a aplicabilidade do projeto procura dividi-lo em três partes, sendo a primeira de formação continuada com os profissionais, a segunda de acompanhamento da prática docente e a terceira de avaliação do ensino por meio de quebra de paradigmas sobre o fazer docente e da aprendizagem dos alunos através da participação, compreensão e interesse no estudo da matemática. Por fim, o trabalho de formação com os professores propiciou um novo olhar sobre o trabalho da matemática a partir da construção de posturas pedagógicas focadas em atitudes como erro, esforço e persistência. Palavras – chave: Mentalidade Matemática. Neurociência. Formação Continuada. Ensino e Aprendizagem.