AMORIM, Suzana Medeiros Batista. Alfabetização e letramento: uma análise bibliográfica. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90603>. Acesso em: 22/12/2024 23:00
Este trabalho foi construído a partir das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Alfabetização e Letramento, disponibilizada na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ – Brasil. As práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço de formação de professores objetivam a construção dos saberes dos acadêmicos em relação ao tema que envolve questões teóricas e subjetivas sobre alfabetização e letramento, assim como, seus conceitos, e as diferenças entre eles, especialmente na constituição da identidade do professor alfabetizador. Durante as aulas nos ocupamos de refletir questões relacionadas à formação de professores alfabetizadores que possam alimentar práticas pedagógicas exitosas nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma discussão teórica que tem sido baseada em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. O fortalecimento no debate das diversas esferas que abarcam a alfabetização e o letramento no cenário educacional atual é caminho para o entendimento da constituição da identidade do professor alfabetizador. É significativo destacar que o processo de alfabetização escolar é considerado multifacetado envolvendo diversas práticas pedagógicas na busca da produção com eficácia. Frente a isso, cabe salientar a importância do domínio do conhecimento teórico da temática estudada para o entendimento da formação do docente alfabetizador. Os estudos estão subsidiados em autores renomados no assunto, a saber: Paulo Freire (2013); Nóvoa (2013; 2018); Magda Soares (2020; 2014); Lotsch (2016) Kenski (2005; 2012); dentre outros. Espera-se que este estudo possa contribuir aos educadores com as reflexões sobre o tema.