O presente trabalho visa apresentar os resultados de um projeto de pesquisa de iniciação científica, cujo foco foi compreender a percepção dos docentes do Ensino Superior sobre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem durante o processo de implantação do Ensino Remoto Emergencial. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas principais. Na primeira etapa, foi realizado um levantamento bibliográfico e definição do aporte teórico para a análise dos dados empíricos coletados. Desta maneira, as obras dos autores selecionados para este fim foram: Adorno & Horkheimer (1985); David Ausubel (1982); José Moran (2019) e Celso Vasconcellos (1992). Na segunda seguinte aplicado um questionário semiestruturado online via Google Forms aos docentes de uma instituição pública de Ensino Superior, localizada na região tocantina do estado do Maranhão. Os resultados evidenciaram uma percepção equivocada por parte dos docentes sobre a utilização das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e correlação direta desta à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Em função disto, os docentes acabaram considerando os recursos tecnológicos como centro do processo de ensino durante o Ensino Remoto, deixando em segundo plano, os saberes docentes como um todo. A grande maioria, afirmou não ter domínio pedagógico sobre as ferramentas educacionais digitais, destacando a falta de formação continuada durante o período pandêmico. Ademais, a transferência de autoridade docente para os recursos tecnológicos, ainda que inconsciente e/ou involuntária, trouxe sérias consequências para a relação pedagógica professor/aluno, comprometendo assim, a qualidade da educação oferecida nas Instituições de Ensino Superior (IES).