Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

É importante discutir as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à aprendizagem das Ciências da Natureza, visto que o sistema de ensino e a falta de profissionais capacitados atuando nessas áreas acabam favorecendo a memorização das fórmulas e conceitos, bem como dificultando a construção de um conhecimento científico conciso. O objetivo deste trabalho é analisar as principais dificuldades enfrentadas na aprendizagem de Matemática, Física e Química pelos alunos do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Serra da Capivara localizado na cidade de São Raimundo Nonato. Deste modo, foi realizado um estudo bibliográfico sobre essas dificuldades, análise dos índices de reprovação dos últimos cinco anos nas disciplinas das áreas mencionadas e levantamento de dados sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do curso de Ciências da Natureza matriculados atualmente, por meio de questionários contendo uma pergunta aberta e treze perguntas fechadas. Os resultados deste estudo evidenciam que, desde a educação básica, os graduandos não possuem uma boa relação com disciplinas de Ciências Exatas, por razões como a falta de metodologias de ensino atrativas e atividades práticas, visto que ainda é comum que professores atuem em áreas diferentes de sua formação acadêmica nas escolas. Os alunos vivem uma dupla jornada entre estudo e trabalho, prejudicando sua disponibilidade para estudos extraclasse. As disciplinas da área da Matemática apresentam os maiores índices de reprovações, sendo essas disciplinas introdutórias para as demais, das áreas de Física e Química. O presente trabalho permitiu concluir que as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes estão relacionadas a causas cognitivas, socioeconômicas e educacionais. Espera-se sejam realizados projetos para amenizar essas dificuldades, abrangendo cada vez mais escolas de ensino básico, levando aos alunos experiências com aulas práticas e mostrando aos professores que é possível desenvolver experimentos com material de baixo custo.

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