Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO QUE EXPLICAA OBTENÇÃO DE ENERGIAATRAVÉS DA FUSÃO NUCLEAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90524
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4186
    "inscrito_id" => 16180
    "titulo" => "CRIAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO QUE EXPLICAA OBTENÇÃO DE ENERGIAATRAVÉS DA FUSÃO NUCLEAR"
    "resumo" => "O trabalho aqui apresentado trata, em linhas gerais, de um jogo de tabuleiro, promovido pelo professor de Física, João Neves, das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio do Colégio Equipe, em Recife, Pernambuco. O jogo foi realizado com o intuito de expandir conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e Astronomia, fomentando o conhecimento sobre a existência de uma outra forma de geração de energia limpa, energia de fusão nuclear, além de proporcionar uma ferramenta pedagógica de interação e aprendizado. Tal trabalho foi vivenciado durante o primeiro semestre de 2022 e envolveu todos os estudantes da 1ª Série, tendo início em março, período no qual o jogo foi pensado e o grupo de estudantes escolheu o tema que iria pesquisar, bem como o jogo que seria confeccionado. O tema escolhido foi a obtenção de energia a partir do processo de fusão nuclear, pois acreditamos na relevância do tema, além do seu caráter extremamente atual. Acreditamos que esse instrumento didático estimula aos alunos maior interesse pelo assunto abordado, pois, com a ajuda de projetos interdisciplinares, por exemplo, há um maior engajamento estudantil pelo envolvimento direto dos discentes com o tema, possibilitando um aprendizado mais concreto e participativo. Assim como, da mesma forma, desenvolve aspectos relacionados, ainda, à relação interpessoal e à interação no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16180_TB4186_05122022235722.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VIEIRA COSTA AGUIAR DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Vieira"
    "autor_email" => "maricota0712@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90524
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4186
    "inscrito_id" => 16180
    "titulo" => "CRIAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO QUE EXPLICAA OBTENÇÃO DE ENERGIAATRAVÉS DA FUSÃO NUCLEAR"
    "resumo" => "O trabalho aqui apresentado trata, em linhas gerais, de um jogo de tabuleiro, promovido pelo professor de Física, João Neves, das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio do Colégio Equipe, em Recife, Pernambuco. O jogo foi realizado com o intuito de expandir conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e Astronomia, fomentando o conhecimento sobre a existência de uma outra forma de geração de energia limpa, energia de fusão nuclear, além de proporcionar uma ferramenta pedagógica de interação e aprendizado. Tal trabalho foi vivenciado durante o primeiro semestre de 2022 e envolveu todos os estudantes da 1ª Série, tendo início em março, período no qual o jogo foi pensado e o grupo de estudantes escolheu o tema que iria pesquisar, bem como o jogo que seria confeccionado. O tema escolhido foi a obtenção de energia a partir do processo de fusão nuclear, pois acreditamos na relevância do tema, além do seu caráter extremamente atual. Acreditamos que esse instrumento didático estimula aos alunos maior interesse pelo assunto abordado, pois, com a ajuda de projetos interdisciplinares, por exemplo, há um maior engajamento estudantil pelo envolvimento direto dos discentes com o tema, possibilitando um aprendizado mais concreto e participativo. Assim como, da mesma forma, desenvolve aspectos relacionados, ainda, à relação interpessoal e à interação no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16180_TB4186_05122022235722.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VIEIRA COSTA AGUIAR DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Vieira"
    "autor_email" => "maricota0712@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O trabalho aqui apresentado trata, em linhas gerais, de um jogo de tabuleiro, promovido pelo professor de Física, João Neves, das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio do Colégio Equipe, em Recife, Pernambuco. O jogo foi realizado com o intuito de expandir conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e Astronomia, fomentando o conhecimento sobre a existência de uma outra forma de geração de energia limpa, energia de fusão nuclear, além de proporcionar uma ferramenta pedagógica de interação e aprendizado. Tal trabalho foi vivenciado durante o primeiro semestre de 2022 e envolveu todos os estudantes da 1ª Série, tendo início em março, período no qual o jogo foi pensado e o grupo de estudantes escolheu o tema que iria pesquisar, bem como o jogo que seria confeccionado. O tema escolhido foi a obtenção de energia a partir do processo de fusão nuclear, pois acreditamos na relevância do tema, além do seu caráter extremamente atual. Acreditamos que esse instrumento didático estimula aos alunos maior interesse pelo assunto abordado, pois, com a ajuda de projetos interdisciplinares, por exemplo, há um maior engajamento estudantil pelo envolvimento direto dos discentes com o tema, possibilitando um aprendizado mais concreto e participativo. Assim como, da mesma forma, desenvolve aspectos relacionados, ainda, à relação interpessoal e à interação no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.