O presente artigo discute indicadores do Letramento Científico em atividade sobre o lixo eletrônico e seu impacto no meio ambiente. Após a leitura do livro “Rã de três olhos” de Olga de Dios ter sido socializada, estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental tiveram a incumbência de inventar um robô que resolvesse ou amenizasse os impactos do lixo eletrônico no mundo. A pergunta que norteou o presente estudo foi a seguinte: Quais indicadores do Letramento científico são colocados em prática quando crianças são desafiadas a criar invenções tecnológicas que concorram para o bem estar ambiental? Os textos e os desenhos construídos pelas crianças sinalizam a presença de indicadores do Letramento científico, a exemplo: criar hipóteses, articular ideias, criar soluções e atuar como agente de transformação. Pesquisas de Pizarro (2015), Vigotsky (2009) e Paiva (2008) serviram de referencial teórico para análise dos dados. Como conclusão, inferimos que crianças do ensino fundamental inseridas em um ambiente propício, desenvolvem habilidades do Letramento científico. Nesses termos, imersas na trama da história e acompanhando fatos e ações dos personagens do livro “Rã de três olhos”, as crianças desenvolveram um papel cidadão. Essa postura foi promovida por meio de alguns indicadores do Letramento científico, que foram colocados em ação ao longo do processo de aprendizagem, foram eles: articular ideias e criar novas soluções para problemas.