A Iniciação Científica (IC) e a escrita Acadêmica são consideradas experiências geralmente desenvolvidas durante a graduação, que permite ao aluno vivenciar um processo de aprendizagem focado em uma linha científica de sua área, com metodologias e construção de soluções. De acordo a LDBEN 9394/96, a IC tem caráter curricular imprescindível, de modo a ser tratada e pensada como um pilar científico e educativo. Analisando a configuração atual de ensino e pensando em uma forma de suprir o despreparo dos alunos após finalizarem sua jornada escolar, este artigo traz os benefícios da implementação de IC e escrita acadêmica no ensino médio. Uma pesquisa realizada em colégios próximos a região de Vitória da Conquista, submeteu alunos a um questionário com perguntas direcionadas a iniciação científica, escrita acadêmica e futura escolha profissional. Analisando os dados coletados, observou-se a defasagem no conhecimento sobre essas áreas. A proposta em questão, tem como objetivo ajudar aqueles com uma inclinação maior para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada, e instruir o futuro profissional a desenvolver técnicas para coletar, organizar e analisar dados, ampliando assim seu conhecimento, tornando-se um pensador crítico – reflexivo. A metodologia se aplica nas instituições de ensino através de projetos promovidos por disciplinas da grade curricular, que possam ser apresentados em eventos organizados pelo próprio instituto, como feiras de ciências e oficinas. Diante disso, a implantação de IC acompanhado com a escrita acadêmica, leva para educação básica novas oportunidades, principalmente para aqueles que querem ingressar no ensino superior. Também estimula os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, de forma a avançarmos no conhecimento existente.