Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVENTÁRIO DAS MÃES ESTUDANTES: CONTRIBUIÇÃO ÀS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO POPULAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90444
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4085
    "inscrito_id" => 16582
    "titulo" => "INVENTÁRIO DAS MÃES ESTUDANTES: CONTRIBUIÇÃO ÀS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO POPULAR."
    "resumo" => "A pesquisa aborda as práticas frente a maternagem de mulheres (cis ou trans) na condição de estudantes no contexto do ensino superior na região do Bico do Papagaio - TO. “Práticas” porque se quer instigar um exercício “práxico” - uma práxis partindo da ação à reflexão e reconstrução atuante (FREIRE, 1982; 1997). Exercício instigado no processo de conscientização na dimensão coletiva, educativa e participativa ao ancorar-se no “Marco de Referência da Educação Popular para a Construção de Políticas Públicas” (BRASIL, 2014), possibilitando um inventário das práticas de estudantes que maternam. Objetiva-se compreender as demandas, práticas e estratégias referentes ao acesso e permanência das mães estudantes nas Instituições de Ensino Superior públicas do norte do Tocantins. Cordeiro e Fischer (2021) destacam que a Educação Popular permanece com seus fundamentos germinais históricos, balizados na transformação social e libertação da opressão e na elaboração de espaços participativos dos grupos oprimidos socialmente, como as mulheres e, especificamente, as mães estudantes. A metodologia utilizada é a História Oral, enquanto caminho para ressoar as vozes das pessoas excluídas, posto que é instrumento constituidor identitário de grupos e transformação social diante da invisibilidade de certas pautas em meio às sociedades (FERREIRA, 2002). Como resultados, identifica-se que as IES do norte do TO possuem ações pontuais e fragmentadas de acolhimento ao público no que se refere aos espaços físicos, projetos e políticas. Como estratégias de permanência, muitas estudantes recorrem ao apoio de outras mulheres que compartilham de seus desafios, compreende-se também, que a pesquisa vem inaugurando espaços participativos e de fortalecimento de estudantes universitárias por meio da valorização de suas vozes. A produção do inventário como espelho da realidade do lócus da pesquisa vem contribuindo com a elaboração de políticas institucionais, divulgação dos direitos sociais e cumprimento das políticas públicas das mães."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16582_TB4085_05092022203437.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISIANE COSTA CLARO"
    "autor_nome_curto" => "LISIANE CLARO"
    "autor_email" => "lisiane.claro@uft.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90444
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4085
    "inscrito_id" => 16582
    "titulo" => "INVENTÁRIO DAS MÃES ESTUDANTES: CONTRIBUIÇÃO ÀS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO POPULAR."
    "resumo" => "A pesquisa aborda as práticas frente a maternagem de mulheres (cis ou trans) na condição de estudantes no contexto do ensino superior na região do Bico do Papagaio - TO. “Práticas” porque se quer instigar um exercício “práxico” - uma práxis partindo da ação à reflexão e reconstrução atuante (FREIRE, 1982; 1997). Exercício instigado no processo de conscientização na dimensão coletiva, educativa e participativa ao ancorar-se no “Marco de Referência da Educação Popular para a Construção de Políticas Públicas” (BRASIL, 2014), possibilitando um inventário das práticas de estudantes que maternam. Objetiva-se compreender as demandas, práticas e estratégias referentes ao acesso e permanência das mães estudantes nas Instituições de Ensino Superior públicas do norte do Tocantins. Cordeiro e Fischer (2021) destacam que a Educação Popular permanece com seus fundamentos germinais históricos, balizados na transformação social e libertação da opressão e na elaboração de espaços participativos dos grupos oprimidos socialmente, como as mulheres e, especificamente, as mães estudantes. A metodologia utilizada é a História Oral, enquanto caminho para ressoar as vozes das pessoas excluídas, posto que é instrumento constituidor identitário de grupos e transformação social diante da invisibilidade de certas pautas em meio às sociedades (FERREIRA, 2002). Como resultados, identifica-se que as IES do norte do TO possuem ações pontuais e fragmentadas de acolhimento ao público no que se refere aos espaços físicos, projetos e políticas. Como estratégias de permanência, muitas estudantes recorrem ao apoio de outras mulheres que compartilham de seus desafios, compreende-se também, que a pesquisa vem inaugurando espaços participativos e de fortalecimento de estudantes universitárias por meio da valorização de suas vozes. A produção do inventário como espelho da realidade do lócus da pesquisa vem contribuindo com a elaboração de políticas institucionais, divulgação dos direitos sociais e cumprimento das políticas públicas das mães."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16582_TB4085_05092022203437.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISIANE COSTA CLARO"
    "autor_nome_curto" => "LISIANE CLARO"
    "autor_email" => "lisiane.claro@uft.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A pesquisa aborda as práticas frente a maternagem de mulheres (cis ou trans) na condição de estudantes no contexto do ensino superior na região do Bico do Papagaio - TO. “Práticas” porque se quer instigar um exercício “práxico” - uma práxis partindo da ação à reflexão e reconstrução atuante (FREIRE, 1982; 1997). Exercício instigado no processo de conscientização na dimensão coletiva, educativa e participativa ao ancorar-se no “Marco de Referência da Educação Popular para a Construção de Políticas Públicas” (BRASIL, 2014), possibilitando um inventário das práticas de estudantes que maternam. Objetiva-se compreender as demandas, práticas e estratégias referentes ao acesso e permanência das mães estudantes nas Instituições de Ensino Superior públicas do norte do Tocantins. Cordeiro e Fischer (2021) destacam que a Educação Popular permanece com seus fundamentos germinais históricos, balizados na transformação social e libertação da opressão e na elaboração de espaços participativos dos grupos oprimidos socialmente, como as mulheres e, especificamente, as mães estudantes. A metodologia utilizada é a História Oral, enquanto caminho para ressoar as vozes das pessoas excluídas, posto que é instrumento constituidor identitário de grupos e transformação social diante da invisibilidade de certas pautas em meio às sociedades (FERREIRA, 2002). Como resultados, identifica-se que as IES do norte do TO possuem ações pontuais e fragmentadas de acolhimento ao público no que se refere aos espaços físicos, projetos e políticas. Como estratégias de permanência, muitas estudantes recorrem ao apoio de outras mulheres que compartilham de seus desafios, compreende-se também, que a pesquisa vem inaugurando espaços participativos e de fortalecimento de estudantes universitárias por meio da valorização de suas vozes. A produção do inventário como espelho da realidade do lócus da pesquisa vem contribuindo com a elaboração de políticas institucionais, divulgação dos direitos sociais e cumprimento das políticas públicas das mães.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.