Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E A FORMAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90391
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4009
    "inscrito_id" => 16897
    "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E A FORMAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA"
    "resumo" => "Este artigo, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação, apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola” Básica e o perceber a teoria e a prática como indissociáveis. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do Estágio Curricular Supervisionado, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos durante o ECS, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e ressignificar dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. As observações, construção de projetos de intervenção didático-pedagógico, realização de oficinas, participação nos momentos de planejamento, construção de sequências didáticas, docência, estudo de caso e outros, referendam a nossa percepção do quanto o estágio é um momento enriquecedor para a formação do professor de matemática, sobretudo por permitir a reflexão sobre a prática e, também, a formação de um perfil de professor-pesquisador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16897_TB4009_01122022171354.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMÍLIA SOARES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMÍLIA"
    "autor_email" => "emiliasoares2013@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90391
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4009
    "inscrito_id" => 16897
    "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E A FORMAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA"
    "resumo" => "Este artigo, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação, apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola” Básica e o perceber a teoria e a prática como indissociáveis. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do Estágio Curricular Supervisionado, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos durante o ECS, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e ressignificar dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. As observações, construção de projetos de intervenção didático-pedagógico, realização de oficinas, participação nos momentos de planejamento, construção de sequências didáticas, docência, estudo de caso e outros, referendam a nossa percepção do quanto o estágio é um momento enriquecedor para a formação do professor de matemática, sobretudo por permitir a reflexão sobre a prática e, também, a formação de um perfil de professor-pesquisador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16897_TB4009_01122022171354.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMÍLIA SOARES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMÍLIA"
    "autor_email" => "emiliasoares2013@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo, resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação, apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola” Básica e o perceber a teoria e a prática como indissociáveis. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do Estágio Curricular Supervisionado, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos durante o ECS, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e ressignificar dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. As observações, construção de projetos de intervenção didático-pedagógico, realização de oficinas, participação nos momentos de planejamento, construção de sequências didáticas, docência, estudo de caso e outros, referendam a nossa percepção do quanto o estágio é um momento enriquecedor para a formação do professor de matemática, sobretudo por permitir a reflexão sobre a prática e, também, a formação de um perfil de professor-pesquisador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.