O presente artigo é uma pesquisa interventiva realizada pelo método de observação dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da cidade do Natal no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo deste texto é promover diálogos com base nas dificuldades dos alunos surdos, inseridos em classes consideradas inclusivas, em seu processo de aprendizagem referente ao ensino da Educação Ambiental, além de buscar promover a conscientização quanto a importância deste tema para além da escola, assim como uso de métodos didáticos inclusivos dos educadores no âmbito escolar. Realizou-se uma investigação qualitativa e de observação, na qual analisou a interação entre professor e alunos em sala mediante convívio diário, possibilitando o mútuo contato de ambos em prol do desenvolvimento durante o processo de aprendizagem. Em dois episódios, dividimos relatos ocorridos mediante observações que, posteriormente, são discutidos em análises. Constatou-se a importância da inclusão no sistema de forma interdisciplinar, para que se possa implementar diferentes didáticas em sala, e promover a conscientização social entre todos envolvidos. Nessa direção, percebemos que a falta de um projeto escolar para conscientização dos educandos sobre a inclusão ou preparo específico do ambiente escolar, com profissionais especializados e do professor regente para tal tema, trazem não só dificuldades no processo de desenvolvimento escolar do aluno surdo, mas propiciam discursos equivocados em relação à condição dele.