Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90344
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3944
    "inscrito_id" => 13143
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "É importante refletir sobre a prática do futuro docente em química visto que os alunos do Ensino Médio afirmam que essa ciência é de difícil compreensão. Dessa maneira, muitos autores frisam a importância da experimentação como alternativa para aprimorar o processo de ensino/aprendizagem. O referido estudo visou investigar as concepções dos licenciandos em química em relação à importância das aulas experimentais. Inicialmente foi aplicado um questionário de análise qualitativa, contendo 4 perguntas para 30 graduandos de licenciatura em química da Universidade do Estado do Pará, a saber: I. Você concorda que a experimentação é um recurso importante na formação de um docente? II. Você concorda que as disciplinas experimentais que são ofertadas durante a graduação de química contribuem para a sua atuação como futuro docente? III. Você acredita que aulas práticas contribui para desenvolvimento da compreensão dos conteúdos químicos? E por fim, IV. Você como professor pretende incluir aulas experimentais? A avaliação das questões resultou em um percentual de 100% positiva em todas as respostas, com relação as aulas experimentais e sua importância para a formação do docente, facilitando o meio de aprendizagem e podendo-se até mesmo relacionar com o cotidiano e o uso de materiais alternativos para a aplicação de atividades práticas em sala de aula. Nesse viés, considera-se que é necessária a utilização de atividades práticas como atividade investigativa no ensino de química para incentivar o aluno a desenvolver o seu protagonismo de forma atuante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13143_TB3944_22112022101809.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBIA LORENA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBIA GOMES"
    "autor_email" => "rubialorenagomes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90344
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3944
    "inscrito_id" => 13143
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "É importante refletir sobre a prática do futuro docente em química visto que os alunos do Ensino Médio afirmam que essa ciência é de difícil compreensão. Dessa maneira, muitos autores frisam a importância da experimentação como alternativa para aprimorar o processo de ensino/aprendizagem. O referido estudo visou investigar as concepções dos licenciandos em química em relação à importância das aulas experimentais. Inicialmente foi aplicado um questionário de análise qualitativa, contendo 4 perguntas para 30 graduandos de licenciatura em química da Universidade do Estado do Pará, a saber: I. Você concorda que a experimentação é um recurso importante na formação de um docente? II. Você concorda que as disciplinas experimentais que são ofertadas durante a graduação de química contribuem para a sua atuação como futuro docente? III. Você acredita que aulas práticas contribui para desenvolvimento da compreensão dos conteúdos químicos? E por fim, IV. Você como professor pretende incluir aulas experimentais? A avaliação das questões resultou em um percentual de 100% positiva em todas as respostas, com relação as aulas experimentais e sua importância para a formação do docente, facilitando o meio de aprendizagem e podendo-se até mesmo relacionar com o cotidiano e o uso de materiais alternativos para a aplicação de atividades práticas em sala de aula. Nesse viés, considera-se que é necessária a utilização de atividades práticas como atividade investigativa no ensino de química para incentivar o aluno a desenvolver o seu protagonismo de forma atuante."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13143_TB3944_22112022101809.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBIA LORENA GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBIA GOMES"
    "autor_email" => "rubialorenagomes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

É importante refletir sobre a prática do futuro docente em química visto que os alunos do Ensino Médio afirmam que essa ciência é de difícil compreensão. Dessa maneira, muitos autores frisam a importância da experimentação como alternativa para aprimorar o processo de ensino/aprendizagem. O referido estudo visou investigar as concepções dos licenciandos em química em relação à importância das aulas experimentais. Inicialmente foi aplicado um questionário de análise qualitativa, contendo 4 perguntas para 30 graduandos de licenciatura em química da Universidade do Estado do Pará, a saber: I. Você concorda que a experimentação é um recurso importante na formação de um docente? II. Você concorda que as disciplinas experimentais que são ofertadas durante a graduação de química contribuem para a sua atuação como futuro docente? III. Você acredita que aulas práticas contribui para desenvolvimento da compreensão dos conteúdos químicos? E por fim, IV. Você como professor pretende incluir aulas experimentais? A avaliação das questões resultou em um percentual de 100% positiva em todas as respostas, com relação as aulas experimentais e sua importância para a formação do docente, facilitando o meio de aprendizagem e podendo-se até mesmo relacionar com o cotidiano e o uso de materiais alternativos para a aplicação de atividades práticas em sala de aula. Nesse viés, considera-se que é necessária a utilização de atividades práticas como atividade investigativa no ensino de química para incentivar o aluno a desenvolver o seu protagonismo de forma atuante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.