É importante refletir sobre a prática do futuro docente em química visto que os alunos do Ensino Médio afirmam que essa ciência é de difícil compreensão. Dessa maneira, muitos autores frisam a importância da experimentação como alternativa para aprimorar o processo de ensino/aprendizagem. O referido estudo visou investigar as concepções dos licenciandos em química em relação à importância das aulas experimentais. Inicialmente foi aplicado um questionário de análise qualitativa, contendo 4 perguntas para 30 graduandos de licenciatura em química da Universidade do Estado do Pará, a saber: I. Você concorda que a experimentação é um recurso importante na formação de um docente? II. Você concorda que as disciplinas experimentais que são ofertadas durante a graduação de química contribuem para a sua atuação como futuro docente? III. Você acredita que aulas práticas contribui para desenvolvimento da compreensão dos conteúdos químicos? E por fim, IV. Você como professor pretende incluir aulas experimentais? A avaliação das questões resultou em um percentual de 100% positiva em todas as respostas, com relação as aulas experimentais e sua importância para a formação do docente, facilitando o meio de aprendizagem e podendo-se até mesmo relacionar com o cotidiano e o uso de materiais alternativos para a aplicação de atividades práticas em sala de aula. Nesse viés, considera-se que é necessária a utilização de atividades práticas como atividade investigativa no ensino de química para incentivar o aluno a desenvolver o seu protagonismo de forma atuante.