Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DA CIDADE DE ASSÚ/RN.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90300
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3890
    "inscrito_id" => 10706
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DA CIDADE DE ASSÚ/RN."
    "resumo" => "A Química é uma ciência de grande importância para a sociedade, pois por meio dela que conseguimos compreender os fenômenos cotidianos, bem como as explicações relacionadas a eles. Infelizmente, no que concerne às aulas da disciplina de Química, alguns problemas e desafios apresentam-se como constantes no âmbito da consolidação da relação ensino e aprendizagem, sobretudo os associados às dificuldades de aprendizagem dos conteúdos desta matéria. Durante o período de pandemia causada pela Covid-19, onde as aulas se tornaram remotas, a situação ficou ainda pior, ou seja, os estudantes alegam que estudar Química ficou ainda mais difícil à distância. Para atenuar as dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem, alguns professores utilizam, em suas aulas, ferramentas ou recursos que possam ser auxiliadores nesse processo. Dentre esses recursos merece destaque a utilização das TICs, ou seja, das tecnologias no âmbito educacional, tais como: softwares, aplicativos e vídeos. Nesta perspectiva, defende-se, neste projeto, a utilização de filmes com contextos científicos como proposta didática facilitadora da aprendizagem dos assuntos de Química nas aulas das turmas de ensino médio da escola Estadual Juscelino Kubitschek, da cidade de Assú-RN. Para tanto, foram elaboradas apresentações em forma de slides e de pequenos vídeos com enfoque nas principais cenas dos filmes, sobretudo as de cunho científico. Mediante a aplicação desta pesquisa concluiu-se que o uso de filmes em sala de aula, de forma planejada, contribui para que alguns conteúdos de Química possam ser abordados de uma forma diferente da convencional, proporcionando mais dinamicidade e participação, que por consequência conduzem à aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10706_TB3890_30112022204839.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAELSON OLIVEIRA MANCIO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "CLAELSON FILHO"
    "autor_email" => "f.claelson@escolar.ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90300
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3890
    "inscrito_id" => 10706
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DA CIDADE DE ASSÚ/RN."
    "resumo" => "A Química é uma ciência de grande importância para a sociedade, pois por meio dela que conseguimos compreender os fenômenos cotidianos, bem como as explicações relacionadas a eles. Infelizmente, no que concerne às aulas da disciplina de Química, alguns problemas e desafios apresentam-se como constantes no âmbito da consolidação da relação ensino e aprendizagem, sobretudo os associados às dificuldades de aprendizagem dos conteúdos desta matéria. Durante o período de pandemia causada pela Covid-19, onde as aulas se tornaram remotas, a situação ficou ainda pior, ou seja, os estudantes alegam que estudar Química ficou ainda mais difícil à distância. Para atenuar as dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem, alguns professores utilizam, em suas aulas, ferramentas ou recursos que possam ser auxiliadores nesse processo. Dentre esses recursos merece destaque a utilização das TICs, ou seja, das tecnologias no âmbito educacional, tais como: softwares, aplicativos e vídeos. Nesta perspectiva, defende-se, neste projeto, a utilização de filmes com contextos científicos como proposta didática facilitadora da aprendizagem dos assuntos de Química nas aulas das turmas de ensino médio da escola Estadual Juscelino Kubitschek, da cidade de Assú-RN. Para tanto, foram elaboradas apresentações em forma de slides e de pequenos vídeos com enfoque nas principais cenas dos filmes, sobretudo as de cunho científico. Mediante a aplicação desta pesquisa concluiu-se que o uso de filmes em sala de aula, de forma planejada, contribui para que alguns conteúdos de Química possam ser abordados de uma forma diferente da convencional, proporcionando mais dinamicidade e participação, que por consequência conduzem à aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10706_TB3890_30112022204839.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAELSON OLIVEIRA MANCIO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "CLAELSON FILHO"
    "autor_email" => "f.claelson@escolar.ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Química é uma ciência de grande importância para a sociedade, pois por meio dela que conseguimos compreender os fenômenos cotidianos, bem como as explicações relacionadas a eles. Infelizmente, no que concerne às aulas da disciplina de Química, alguns problemas e desafios apresentam-se como constantes no âmbito da consolidação da relação ensino e aprendizagem, sobretudo os associados às dificuldades de aprendizagem dos conteúdos desta matéria. Durante o período de pandemia causada pela Covid-19, onde as aulas se tornaram remotas, a situação ficou ainda pior, ou seja, os estudantes alegam que estudar Química ficou ainda mais difícil à distância. Para atenuar as dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem, alguns professores utilizam, em suas aulas, ferramentas ou recursos que possam ser auxiliadores nesse processo. Dentre esses recursos merece destaque a utilização das TICs, ou seja, das tecnologias no âmbito educacional, tais como: softwares, aplicativos e vídeos. Nesta perspectiva, defende-se, neste projeto, a utilização de filmes com contextos científicos como proposta didática facilitadora da aprendizagem dos assuntos de Química nas aulas das turmas de ensino médio da escola Estadual Juscelino Kubitschek, da cidade de Assú-RN. Para tanto, foram elaboradas apresentações em forma de slides e de pequenos vídeos com enfoque nas principais cenas dos filmes, sobretudo as de cunho científico. Mediante a aplicação desta pesquisa concluiu-se que o uso de filmes em sala de aula, de forma planejada, contribui para que alguns conteúdos de Química possam ser abordados de uma forma diferente da convencional, proporcionando mais dinamicidade e participação, que por consequência conduzem à aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.