Este trabalho, tem o escopo de apresentar uma prática de ensino desenvolvida a partir do componente curricular de biologia e orientação acadêmica, ministrada pelo professor das turmas do primeiro ano do ensino médio integral da Escola Estadual Professor Joaquim Torres no município de Serra de São Bento, região do Agreste Potiguar. Com objetivo de apresentar a comunidade escolar, em especial aos alunos envolvidos, um contexto voltado à educação ambiental, como uma extensão da sala de aula. Proporcionando um ambiente, anteriormente não explorado, em um laboratório ao ar livre, onde os mesmos colocam em prática suas aulas teóricas, como ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, tem-se neste projeto um recurso didático interdisciplinar que envolve desde as habilidades presentes nas disciplinas da área de conhecimento de ciência da natureza, matemática e suas tecnologias a outras áreas. Proporcionando conscientização e valorização do meio ambiente, assim como mudanças na qualidade de vida em seus valores sociais, no trabalho coletivo, na educação alimentar, nas noções de importância econômica, reciclagem e outros. Para realização do projeto horta na escola foram selecionadas o coentro (Coriandrum sativum) e o tomate cereja (Solanum lycopersicum), duas hortaliças populares na culinária nordestina, utilizadas na ornamentação de diversificados pratos regionais e que também apresentam grande importância econômica mundial, como o tomate que é um ingrediente básico em uma grande variedade de alimentos