O presente estudo teve como objetivo refletir sobre a construção do currículo, sua conceituação e alguns dados ligados a gênero, analisando como o debate acerca dos conteúdos de gênero pode contribuir para a formação de professores no sentido de auxiliar a reduzir as desigualdades nesse aspecto. Assim, neste estudo pretende-se discutir questões como: o conceito de gênero na sociedade, de que forma é realizada a construção do currículo e sua importância na formação de professores, pensando-se tal formação como é realizada nos cursos de graduação licenciatura e na formação continuada, a maneira que tais currículos contemplam a discussão de gênero. Com tais elementos de discussão, intenciona-se compreender as políticas existentes em Alagoas que abordam a temática de gênero e qual papel da gestão pública educacional na implementação desses currículos. Ressalta-se que a temática foi escolhida em conjunto a partir de inquietações acerca da disparidade de oportunidades, salários, e no alto índice de violência contra mulher, pensando-se como o âmbito educacional, na formação de professores, corrobora para o debate dessa temática. Como referencial teórico, lançou-se mão de Scott (1995), Apple (2006), Silva (1999). Também utilizamos como aporte teórico: Libaneo (1994), Giroux (1997), Freire (1997). Os procedimentos metodológicos foram realizados a partir de análise documental, pesquisas bibliográficas e pesquisas em sites institucionais para identificar políticas públicas fomentadas pelo estado de Alagoas.