As plantas medicinais são utilizadas há muitos anos pela população, das quais os métodos de utilidade são repassados de geração em geração, oriundos dos conhecimentos populares desde a antiguidade, citados através dos grupos étnicos. Compreendemos alguns conhecimentos atrelados aos cuidados vinculados à saúde, quando passamos a perceber melhor quando ingerimos algo, sabendo algum embasamento científico através daquela determinada planta ou se a mesma apresenta riscos ou nenhum benefício a saúde, devido ao fato das plantas possuírem princípios ativos que nem sempre irão agir de forma benéfica no organismo do ser humano. Dessa forma, é importante fazer uso desses saberes tradicionais voltados a área de Química, diante da temática toxicidade das plantas medicinais. Caracterizando-se como uma abordagem etnoquímica, a mesma busca associar o ensino e aprendizagem de Química aos saberes populares culturais da sociedade. Nessa perspectiva, licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), fizeram uso de contextos etnoquímicos para desenvolver uma ação com uma turma de 20 alunos, em uma escola da rede pública na cidade de Queimadas, ação esta intitulada por “Conhecimentos empíricos e a toxicidade de plantas medicinais”. A mesma fez uso de abordagens e contextos que articulassem os aspectos vivenciados pelos estudantes no cotidiano, trazendo plantas medicinais que são bastantes utilizadas na região da cidade, que apresentam caráter tóxico, quando não utilizada corretamente. Apontando seus princípios ativos, além de apresentar seus efeitos terapêuticos ou prejudiciais que cada uma delas podem desencadear em nosso organismo. Fez-se necessário a aplicação de um questionário prévio, visando observar os conhecimentos dos alunos diante da temática, onde, após a ação ser finalizada, foi aplicado um outro questionário com intuito de avaliar os conhecimentos que os alunos puderam assimilar a respeito desta temática. Diante disso, foram apresentados resultados que se mostraram satisfatórios e bem sucedidos.