Com a pandemia, o ensino da biologia, assim como das demais áreas, foi afetada. A ausência de aulas presenciais, mostrou que os alunos apresentam dificuldades na assimilação dos conteúdos teóricos pela falta de aulas práticas, além da falta de concentração, falta de material, e muitas vezes a falta de interesse e motivação, já que as metodologias utilizadas acabam não sendo muito atrativas para os estudantes. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo de caso acerca da importância de práticas caseiras para o ensino-aprendizado no ensino híbrido, envolvendo conceitos de biologia essenciais aos estudantes do ensino médio, bem como demonstrar sua aplicação e significância por meio do experimento de osmose com ovos, realizado pelos alunos de Santa Luzia Paruá - MA. Ao fim do período estipulado para a conclusão da prática, os relatórios foram entregues e analisados. Além disso, questionários sobre o desenvolvimento da prática foram elaborados e aplicados via plataforma google form. Com o questionário percebe-se que o principal objetivo da prática que era observar o processo de osmose ocorrendo na estrutura do ovo, foi alcançado, onde cerca de 70,7% dos experimentos conseguiram verificar de forma boa ou excelente a mudança de tamanho dos ovos nas diferentes soluções. E 92,7% dos alunos que realizaram a prática conseguiram compreender que a passagem do solvente ocorre da solução pouco concentrada para a solução mais concentrada. Sob essa perspectiva, vê-se que a realização de pratica é algo eficiente e necessário.