Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE PRATICAS CASEIRAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM CONTEXTOS DE AULAS HIBRIDAS: OSMOSE COM OVOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88224 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 12438 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRATICAS CASEIRAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM CONTEXTOS DE AULAS HIBRIDAS: OSMOSE COM OVOS" "resumo" => "Com a pandemia, o ensino da biologia, assim como das demais áreas, foi afetada. A ausência de aulas presenciais, mostrou que os alunos apresentam dificuldades na assimilação dos conteúdos teóricos pela falta de aulas práticas, além da falta de concentração, falta de material, e muitas vezes a falta de interesse e motivação, já que as metodologias utilizadas acabam não sendo muito atrativas para os estudantes. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo de caso acerca da importância de práticas caseiras para o ensino-aprendizado no ensino híbrido, envolvendo conceitos de biologia essenciais aos estudantes do ensino médio, bem como demonstrar sua aplicação e significância por meio do experimento de osmose com ovos, realizado pelos alunos de Santa Luzia Paruá - MA. Ao fim do período estipulado para a conclusão da prática, os relatórios foram entregues e analisados. Além disso, questionários sobre o desenvolvimento da prática foram elaborados e aplicados via plataforma google form. Com o questionário percebe-se que o principal objetivo da prática que era observar o processo de osmose ocorrendo na estrutura do ovo, foi alcançado, onde cerca de 70,7% dos experimentos conseguiram verificar de forma boa ou excelente a mudança de tamanho dos ovos nas diferentes soluções. E 92,7% dos alunos que realizaram a prática conseguiram compreender que a passagem do solvente ocorre da solução pouco concentrada para a solução mais concentrada. Sob essa perspectiva, vê-se que a realização de pratica é algo eficiente e necessário.Com a pandemia, o ensino da biologia, assim como das demais áreas, foi afetada. A ausência de aulas presenciais, mostrou que os alunos apresentam dificuldades n" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12438_TB364_26062022210320.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRYS NAYLA ARAÚJO COSTA" "autor_nome_curto" => "THAMIRYS" "autor_email" => "thamirysnayla@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88224 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 12438 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRATICAS CASEIRAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM CONTEXTOS DE AULAS HIBRIDAS: OSMOSE COM OVOS" "resumo" => "Com a pandemia, o ensino da biologia, assim como das demais áreas, foi afetada. A ausência de aulas presenciais, mostrou que os alunos apresentam dificuldades na assimilação dos conteúdos teóricos pela falta de aulas práticas, além da falta de concentração, falta de material, e muitas vezes a falta de interesse e motivação, já que as metodologias utilizadas acabam não sendo muito atrativas para os estudantes. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo de caso acerca da importância de práticas caseiras para o ensino-aprendizado no ensino híbrido, envolvendo conceitos de biologia essenciais aos estudantes do ensino médio, bem como demonstrar sua aplicação e significância por meio do experimento de osmose com ovos, realizado pelos alunos de Santa Luzia Paruá - MA. Ao fim do período estipulado para a conclusão da prática, os relatórios foram entregues e analisados. Além disso, questionários sobre o desenvolvimento da prática foram elaborados e aplicados via plataforma google form. Com o questionário percebe-se que o principal objetivo da prática que era observar o processo de osmose ocorrendo na estrutura do ovo, foi alcançado, onde cerca de 70,7% dos experimentos conseguiram verificar de forma boa ou excelente a mudança de tamanho dos ovos nas diferentes soluções. E 92,7% dos alunos que realizaram a prática conseguiram compreender que a passagem do solvente ocorre da solução pouco concentrada para a solução mais concentrada. Sob essa perspectiva, vê-se que a realização de pratica é algo eficiente e necessário.Com a pandemia, o ensino da biologia, assim como das demais áreas, foi afetada. A ausência de aulas presenciais, mostrou que os alunos apresentam dificuldades n" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID12438_TB364_26062022210320.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRYS NAYLA ARAÚJO COSTA" "autor_nome_curto" => "THAMIRYS" "autor_email" => "thamirysnayla@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com a pandemia, o ensino da biologia, assim como das demais áreas, foi afetada. A ausência de aulas presenciais, mostrou que os alunos apresentam dificuldades na assimilação dos conteúdos teóricos pela falta de aulas práticas, além da falta de concentração, falta de material, e muitas vezes a falta de interesse e motivação, já que as metodologias utilizadas acabam não sendo muito atrativas para os estudantes. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um estudo de caso acerca da importância de práticas caseiras para o ensino-aprendizado no ensino híbrido, envolvendo conceitos de biologia essenciais aos estudantes do ensino médio, bem como demonstrar sua aplicação e significância por meio do experimento de osmose com ovos, realizado pelos alunos de Santa Luzia Paruá - MA. Ao fim do período estipulado para a conclusão da prática, os relatórios foram entregues e analisados. Além disso, questionários sobre o desenvolvimento da prática foram elaborados e aplicados via plataforma google form. Com o questionário percebe-se que o principal objetivo da prática que era observar o processo de osmose ocorrendo na estrutura do ovo, foi alcançado, onde cerca de 70,7% dos experimentos conseguiram verificar de forma boa ou excelente a mudança de tamanho dos ovos nas diferentes soluções. E 92,7% dos alunos que realizaram a prática conseguiram compreender que a passagem do solvente ocorre da solução pouco concentrada para a solução mais concentrada. Sob essa perspectiva, vê-se que a realização de pratica é algo eficiente e necessário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.