FÁVERO, Cristina Hill et al.. Arraiá em libras. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89769>. Acesso em: 22/11/2024 03:34
Refletir sobre as práticas educacionais envolvendo a comunidade surda encaminha ao encontro de desenvolvimento de práticas escolares que podem a vir proporcionar a atenuação de barreiras culturais, linguísticas e barreiras invisíveis no dia a dia do aluno. A cerca dessas barreiras refletese a contribuição do “Arraiá em Libras” como proposta pedagógica de ensino, pois une a teoria à prática, a partir do momento que através de momento lúdico o ensino da língua se faz presente. Os arraiás são realizados no ambiente escolar com ligação a aprendizagem cultural existente em uma sociedade, atrelando a interdisciplinaridade em Libras, o processo educacional e cultural poderá acrescer tanto as comunidades surda e ouvinte. Em razão disso, foi elaborado um projeto pedagógico, intitulado ARRAIÁ EM LIBRAS, com duas turmas do 7° período de Pedagogia, em prol de refletir práticas pedagógicas que abarque a inclusão escolar no Ensino Fundamental, conscientizando a todos que são necessários instrumentos educacionais que englobe todos os alunos. Partimos de uma pesquisa bibliográfica, apresentando os benefícios de uma prática pedagógica para uma educação bilíngue, para que durante o trabalho possamos apresentar o Arraiá em Libras como ferramenta de ensino. No decorrer do Arraiá em Libras podemos ponderar como resultado positivo a participação efetiva dos alunos do sétimo período e o interesse que despertou nas outras turmas, em relação ao aprendizado da Libras. Para além do interesse destacamos que a atividade proporcionou o despertar de novas possibilidades de atuação pedagógica que proporcione a inclusão.