O professor que tem por base a práxis da Educação Matemática utiliza a Matemática como recurso à formação dos educandos, em sua completude, não só ensinando fórmulas e cálculos, mas, proporcionando um ensino pela Matemática. Desta forma, dialogar sobre a importância do afeto na aprendizagem por meio do critério de Idoneidade Emocional e a teoria da psicogenética de Wallon poderá auxiliar neste processo de construção de conhecimentos matemáticos. Bem como a motivação e aplicabilidade deste em situações cotidianas. Assim, este estudo teórico discutiu sobre a faceta da idoneidade Emocional que inclui os conhecimentos sobre os aspectos afetivos, emocionais, atitudinais e crenças dos estudantes com relação aos objetos matemáticos e a teoria da psicogênese que abrange várias dimensões interligadas e indissociáveis, designadas por afetividade, motor, cognitivo e social. O afeto sobre estas abordagens possibilitará o professor compreender e ter uma visão holística do processo de ensinar, aprender e avaliar as sutilezas envolvidas na relação afetiva-emocional dos alunos frente aos conteúdos de Matemática ou ao contexto de ensino de Matemática, tendo em vista as diversas manifestações emocionais, torna-se imprescindível a elaboração de uma prática de ensino orientada pelo Critério de Idoneidade Emocional, incluindo, como fio condutor, o desenvolvimento da pessoa completa. Ademais, preocupando-se com todas as suas dimensões de forma integral, inclusive a afetividade, pois, ao adequar sua prática pedagógica às necessidades afetivas de seus alunos para os diferentes estágios do desenvolvimento na Educação Matemática, novas possibilidades de ensino e aprendizagem podem emergir de forma significativa