LEITURA DE MUNDO POR MEIO DA ARTE E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89787 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3126 "inscrito_id" => 15203 "titulo" => "LEITURA DE MUNDO POR MEIO DA ARTE E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "RESUMO Este estudo tem em vista analisar a leitura de mundo por meio da arte e geografia como promotora de uma concretização do ensino, sabendo que esta ação pode ser vivenciada pelo aluno ainda nos anos iniciais. Sendo assim, objetiva compreender como a arte e geografia podem proporcionar ao aluno uma leitura de mundo com vistas tanto à sua inclusão no processo como também a fornecer-lhe condições para que a sua cidadania seja paulatinamente elaborada. Assim, a existência deste trabalho se dá na procura de entender como os componentes curriculares supracitados podem garantir uma real significação no processo de ensino e aprendizagem levando em consideração o ambiente onde vive o educando. Para isso, buscou-se observar por meio pesquisas bibliográficas, teorias de autores como Freire (1989), Vigotski (1999) e Gadotti (2007) entre outros que dedicaram seu tempo para tamanha finalidade. Com isso, proporcionar uma organização de ideias para professores e demais profissionais da educação, no sentido de repensar a prática de ensino de forma que o aluno se sinta inserido no ensinamento apresentado, como também direcioná-lo à criticidade diante das experiências cotidianas, cuidando que o trabalho docente é uma dinâmica complexa, porém, traduz-se numa maestria capaz de sensibilizar e transformar realidades de alunos em seus existenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15203_TB3126_03122022165118.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SILVA" "autor_nome_curto" => "Iara Silva" "autor_email" => "iarasilva.20200001275@uem" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89787 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3126 "inscrito_id" => 15203 "titulo" => "LEITURA DE MUNDO POR MEIO DA ARTE E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "RESUMO Este estudo tem em vista analisar a leitura de mundo por meio da arte e geografia como promotora de uma concretização do ensino, sabendo que esta ação pode ser vivenciada pelo aluno ainda nos anos iniciais. Sendo assim, objetiva compreender como a arte e geografia podem proporcionar ao aluno uma leitura de mundo com vistas tanto à sua inclusão no processo como também a fornecer-lhe condições para que a sua cidadania seja paulatinamente elaborada. Assim, a existência deste trabalho se dá na procura de entender como os componentes curriculares supracitados podem garantir uma real significação no processo de ensino e aprendizagem levando em consideração o ambiente onde vive o educando. Para isso, buscou-se observar por meio pesquisas bibliográficas, teorias de autores como Freire (1989), Vigotski (1999) e Gadotti (2007) entre outros que dedicaram seu tempo para tamanha finalidade. Com isso, proporcionar uma organização de ideias para professores e demais profissionais da educação, no sentido de repensar a prática de ensino de forma que o aluno se sinta inserido no ensinamento apresentado, como também direcioná-lo à criticidade diante das experiências cotidianas, cuidando que o trabalho docente é uma dinâmica complexa, porém, traduz-se numa maestria capaz de sensibilizar e transformar realidades de alunos em seus existenciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15203_TB3126_03122022165118.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SILVA" "autor_nome_curto" => "Iara Silva" "autor_email" => "iarasilva.20200001275@uem" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }