A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89900 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3254 "inscrito_id" => 9436 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A afetividade é primordial no ambiente escolar e na relação professor-aluno, pois quando o afeto está presente na prática pedagógica do educador e nas suas ações em sala de aula, a criança se sente mais segura e motivada a aprender. O principal objetivo desse artigo é verificar a influência que a afetividade tem no ensino – aprendizagem das crianças na educação infantil. E mais especificamente compreender a importância de uma relação afetiva entre professor e aluno, como também analisar a contribuições da afetividade no desenvolvimento dos alunos no ensino infantil. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, e por meio desse estudo pode-se constatar que a afetividade atua diretamente no ensino-aprendizagem das crianças em todas as fases, principalmente na educação infantil que é a primeira etapa da educação básica, isto é, interfere no desenvolvimento do indivíduo como um todo, seu comportamento, sua autoestima, e sua cognição. Sendo assim o principal objetivo desse artigo é verificar a influência que a afetividade tem no ensino – aprendizagem das crianças na educação infantil. E mais especificamente compreender a importância de uma relação afetiva entre professor e aluno, como também analisar a contribuições da afetividade no desenvolvimento dos alunos no ensino infantil. A relevância dessa pesquisa se dá pelo fato da educação infantil ser uma fase que deixou de ser vista apenas como um período de brincadeiras, e passou a ser mais valorizada ao longo do tempo, pois foi se percebendo que desde dos primeiros anos de vida o sujeito vai construindo conhecimentos que serão a base para sua formação futura e o papel do professor como mediador é fundamental nessa produção de saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9436_TB3254_10082022205424.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNALVA LIMA DE FIGUEIREDO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "EDNALVA" "autor_email" => "ednalva_figueiredo@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89900 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3254 "inscrito_id" => 9436 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A afetividade é primordial no ambiente escolar e na relação professor-aluno, pois quando o afeto está presente na prática pedagógica do educador e nas suas ações em sala de aula, a criança se sente mais segura e motivada a aprender. O principal objetivo desse artigo é verificar a influência que a afetividade tem no ensino – aprendizagem das crianças na educação infantil. E mais especificamente compreender a importância de uma relação afetiva entre professor e aluno, como também analisar a contribuições da afetividade no desenvolvimento dos alunos no ensino infantil. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, e por meio desse estudo pode-se constatar que a afetividade atua diretamente no ensino-aprendizagem das crianças em todas as fases, principalmente na educação infantil que é a primeira etapa da educação básica, isto é, interfere no desenvolvimento do indivíduo como um todo, seu comportamento, sua autoestima, e sua cognição. Sendo assim o principal objetivo desse artigo é verificar a influência que a afetividade tem no ensino – aprendizagem das crianças na educação infantil. E mais especificamente compreender a importância de uma relação afetiva entre professor e aluno, como também analisar a contribuições da afetividade no desenvolvimento dos alunos no ensino infantil. A relevância dessa pesquisa se dá pelo fato da educação infantil ser uma fase que deixou de ser vista apenas como um período de brincadeiras, e passou a ser mais valorizada ao longo do tempo, pois foi se percebendo que desde dos primeiros anos de vida o sujeito vai construindo conhecimentos que serão a base para sua formação futura e o papel do professor como mediador é fundamental nessa produção de saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9436_TB3254_10082022205424.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNALVA LIMA DE FIGUEIREDO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "EDNALVA" "autor_email" => "ednalva_figueiredo@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }