Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMATIZANDO O EMPODERAMENTO DE JOVENS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Abandono da carreira escolar, gravidez precoce, desmotivação com a educação e projeto de vida, a baixa autoestima e do afeto nas relações humanas, são alguns reflexos que podem ser citados como consequências dos condicionantes socioculturais presentes na vida dos jovens. Tais problemáticas são comumente expostas pelos professores da rede básica de Tibau do Sul em suas escolas. Buscando mitigar tais problemáticas, a Secretaria Municipal de Educação propôs o empoderamento feminino como tema articulador para o fortalecimento dos vínculos entre estudantes, as escolas e a própria comunidade. Com o objetivo de fortalecer tal iniciativa, foi elaborada uma ação de formação conjunta entre UFRN e Secretaria Municipal de Tibau do Sul. A ação de extensão “Empoderamento feminino e juventude: diálogos entre a saúde e a educação” foi implementada com o objetivo de qualificar professores e professoras da rede básica, no acolhimento de estudantes, fortalecer e relação universidade-escola e atuar na mitigação dos desafios que estão presentes na educação da juventude. O presente trabalho é um relato de experiência sobre o processo de implantação e desenvolvimento da ação de extensão junto à rede municipal de educação de Tibau do Sul, RN. A ação de formação conta com a participação de 40 professores da rede básica. Os encontros de formação foram organizados em módulos, com temas que versam sobre “Adolescência, corpo e projetos de vida”, “Saúde e adolescência: cuidar de si”, “Adolescência e sexualidade”, “A escola diante dos desafios da adolescência”, “Empoderamento de jovens” e “Práticas e experiências educativas”. Todos os módulos promoveram produções textuais e orais dos/das professores/ras participantes, os quais são registros dos impactos que o fortalecimento da relação universidade-escola e gestão pública podem promover em atenção às questões de interesse da própria sociedade.

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