Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFLORAMENTOS DIDÁTICOS PARA TRABALHOS DE CAMPO NO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO, IFBA JACOBINA, BAHIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O curso de Técnico em Mineração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus Jacobina, possui um diferencial na sua adjacência, que é a proximidade de afloramentos de relevância nacional e internacional. O Geoparque Morro do Chapéu encontra-se em regiões circunvizinhas e está inserido no Cráton São Francisco, constituído por sistemas deposicionais pré-cambrianos de natureza siliciclástica e carbonática, cujos litotipos, estruturas e recursos minerais disponíveis na natureza contribuem para a multidisciplinaridade e aprendizado dos discentes de maneira prática. Dentro da unidade há três geossítios, que fazem parte do Grupo Chapada Diamantina do Proterozóico Médio, cujas rochas descrevem ambientes geológicos eólicos, mares rasos e de variação de nível do mar, denominados de Serra do Tombador, Fazenda Arrecife e Cachoeira do Ferro Doido, distante do município, 18 km, 65 km e 120 km, respectivamente. O objetivo da pesquisa consiste em destacar a importância da aula de campo no desenvolvimento e aprendizagem durante o processo de profissionalização, promovendo sugestões de áreas alvos para aulas práticas voltadas para o curso técnico. Os afloramentos didáticos contribuíram para o entendimento das disciplinas obrigatórias (Geologia Geral, Mineralogia Aplicada, Noções de Geoestrutura e Estratigrafia, Prospecção e Pesquisa Mineral, Geoprocessamento, Petrografia, Geologia de Minas e Concentração Mineral), além de permitir a construção de pensamentos críticos e analíticos sobre diferentes rochas, minerais, minérios, estruturas, estratificações, volume e forma do corpo para a extração e beneficiamento, dentre outros. Concomitantemente, os discentes trabalham com análise, avaliação, observação, questionamento, descrição, desenho, visão tridimensional, resposta, socialização, etc., sendo uma forma de introduzir o prazer em aprender de maneira prática. Além disso, poderão ser desenvolvidos trabalhos de conclusão de cursos nestes pontos analisados, como também em outras áreas alvos e, por meio da interação instituição-empresa, pode-se obter estágios remunerados, quando houver visitas em lavras e garimpos nas proximidades da instituição.

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