WEBAULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O EVENTO À LUZ DO INTERACIOANISMO SOCIODISCURSIVO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89615 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2924 "inscrito_id" => 13792 "titulo" => "WEBAULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O EVENTO À LUZ DO INTERACIOANISMO SOCIODISCURSIVO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma discussão acerca do evento webaula e suas características com base nos preceitos da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006). Fundamentamos teoricamente esta pesquisa com os estudiosos Afonso et. al (2005), Machado (2005) e Cristovão & Nascimento (2011). Como objetivos desse artigo temos como objetivo geral entender como o evento comunicativo aula desenvolve sua finalidade comunicativa no contexto da web de acordo com o Interacionismo de Bronkart, e como objetivos específicos: 1) descrever os conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) relacionados aos mecanismos de análise dos gêneros; 2) analisar os níveis sociológico e psicológico de uma webaula de pós-graduação lato sensu à luz do ISD. A metodologia desse trabalho dispõe de uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL 2002). Como corpus de análise selecionamos uma webaula do curso de Pós-graduação lato sensu em Linguagem e Práticas Sociais da disciplina de Literatura e Contestação no Instituto Federal de Pernambuco-Campus Garanhuns. Como resultados entendemos como os sujeitos adaptam o funcionamento psicológico em um novo esquema semiótico e social e concluímos que a webaula insurge como uma nova atividade sobre as ações de linguagem dos agentes. Além disso, pudemos observar a presença de discursos mistos, interativo e teórico como predominantes na webaula, como também a prevalência de sequências discursivas explicativas seguidas de intercalações narrativas, argumentativas e dialogais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13792_TB2924_01122022225336.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA THAIS CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "thais-amore@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89615 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2924 "inscrito_id" => 13792 "titulo" => "WEBAULA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O EVENTO À LUZ DO INTERACIOANISMO SOCIODISCURSIVO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma discussão acerca do evento webaula e suas características com base nos preceitos da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006). Fundamentamos teoricamente esta pesquisa com os estudiosos Afonso et. al (2005), Machado (2005) e Cristovão & Nascimento (2011). Como objetivos desse artigo temos como objetivo geral entender como o evento comunicativo aula desenvolve sua finalidade comunicativa no contexto da web de acordo com o Interacionismo de Bronkart, e como objetivos específicos: 1) descrever os conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) relacionados aos mecanismos de análise dos gêneros; 2) analisar os níveis sociológico e psicológico de uma webaula de pós-graduação lato sensu à luz do ISD. A metodologia desse trabalho dispõe de uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL 2002). Como corpus de análise selecionamos uma webaula do curso de Pós-graduação lato sensu em Linguagem e Práticas Sociais da disciplina de Literatura e Contestação no Instituto Federal de Pernambuco-Campus Garanhuns. Como resultados entendemos como os sujeitos adaptam o funcionamento psicológico em um novo esquema semiótico e social e concluímos que a webaula insurge como uma nova atividade sobre as ações de linguagem dos agentes. Além disso, pudemos observar a presença de discursos mistos, interativo e teórico como predominantes na webaula, como também a prevalência de sequências discursivas explicativas seguidas de intercalações narrativas, argumentativas e dialogais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13792_TB2924_01122022225336.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA THAIS CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "thais-amore@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }