CARVALHO, Marcia Da Silva et al.. As águas do resistir: uma amazônia visivel. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89509>. Acesso em: 21/11/2024 15:24
O presente texto traz reflexões acerca de narrativas ribeirinhas da Amazônia paraense através de sua cultura vivida tendo como intencionalidade reverberar, ecoar, anunciar, vozes silenciadas e sua produção cultural invisibilizada. Essas narrativas descrevem o cotidiano das ilhas Longa, Ilha Nova e Ilha de Paqueta onde está situada a Unidade Pedagógica do Jamaci em Belém/Pa, na relação entre escolarização e cultura vivida e seus deslocamentos do Letramento social e o Letramento Escolar. Os estudos evidenciaram elementos da cultura vivida sendo conectados nas relações escolares em seus eventos e práticas de letramentos. A abordagem metodológica da pesquisa se ancorou em acompanhar o processo cartográfico do cotidiano das ilhas encharcado de singularidades que coexistem rizomaticamente neste território onde transbordam invenções, intervenções que movem agenciamentos de forças emanentes da sua cultura vivida, inventividade, subjetividades na relação entre escolarização e cultura vivida e seus deslocamentos, ondulações, imprevisibilidades que as águas nos trazem. Não há como letrar sem estes elementos culturais do cotidiano ribeirinho. Um grito urgente pelos povos das águas, campos e florestas precisa ser potencializado, pois estes ficam a margem, não só dos rios e igarapés, mas de políticas públicas e toda ordem de acessos. Um eco de anúncio e denúncia destas invisibilidades coloniais.