Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIA EM QUADRINHOS: UMA OFICINA TRANSDISCIPLINAR

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino de ciências nas escolas, especialmente as públicas, tem acontecido de forma fragmentada, descontextualizada, levando ao estudante, por vezes, a percebê-la como inalcançável e legada a laboratórios. Desconstruir essa percepção é um caminho necessário para que esses jovens possam também se perceber e se constituírem como potenciais cientistas. Nesse sentido, o presente relato intenta apresentar o processo pedagógico desenvolvido transdisciplinarmente na oficina “Ciência em Quadrinhos”, ofertada em uma escola pública, da rede estadual da Bahia. A utilização do recurso criativo – quadrinhos – para o ensino de ciências constituiu-se como um elemento conectivo entre o interesse dos estudantes, a proposta curricular, o conhecimento científico e a prática pedagógica (LIMA; TEIXEIRA, 2007). A oficina foi ministrada, em livre oferta, no primeiro ciclo do ano letivo de 2022, ao longo de dez encontros semanais, perfazendo uma carga horária total de 30 horas. Participaram das atividades 20 estudantes, cursantes de séries do Ensino Médio, regularmente matriculados em diferentes escolas públicas estaduais. Além de perceber os principais elementos das histórias em quadrinhos, os estudantes foram estimulados a criar, analisar e desenvolver personagens, cenários, conflitos, resoluções e diálogos para histórias em quadrinhos com enredos de cunho científico. Para isso, teceu-se um diálogo transdisciplinar entre três professoras - as professoras de ciências, de linguagens e de geografia, que, conjuntamente, acompanharam cada etapa da criação de histórias em quadrinhos na plataforma de designer gráfico, Canva. Os resultados foram verificados por meio dos diálogos tecidos ao longo da oficina, das (re/des)construções realizadas na escrita das histórias e na autoavaliação do estudante quanto ao seu processo de aprendizagem.

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