Este estudo objetiva investigar quais mudanças nos padrões de interação entre a família e a criança favorecem a qualidade participativa na situação escolar. É um estudo descritivo que se insere numa pesquisa interdisciplinar pela busca da ampliação dos conhecimentos práticos e teóricos frente às observações em contexto relacional: observações assistemáticas a partir dos relatos das crianças nos eventos da relação familiar; observações sistemáticas através de um questionário fechado sobre como a família interage com a criança no cotidiano social e através de dinâmicas operativas com as famílias. A amostra foi constituída por 53 famílias/responsáveis de crianças matriculadas na Educação Infantil, na rede pública de Cabo Frio/RJ. Verificou-se que as famílias pouco diferenciam o tempo vital da criança; que a comunicação complementar entre os membros da família é um indicador relevante para a caracterização da interação saudável; e que as famílias carecem de orientação psicoeducacional para a superação das práticas padronizadas e dos comportamentos repetitivos; que desejam o fortalecimento e a construção de projetos de vida autônoma. Considera-se que a intervenção terapêutica socioeducativa é imprescindível para um despertar sobre a forma de ampliar os espaços de possibilidades voltados à construção da cidadania e empoderar às famílias no universo doméstico e no domínio público.