BARROS, Laiane Da Silva et al.. Alfabetização e inclusão de crianças com tdah. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89321>. Acesso em: 22/12/2024 23:35
A educação no Brasil vem sofrendo muitas mudanças que tem impactado a educação de forma positiva; a grande questão é que a pandemia de covid-19 trouxe inúmeros prejuízos aos educandos, principalmente aqueles com necessidades educacionais especiais como os portadores do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Incluir e alfabetizar uma criança nunca foi uma tarefa fácil. quando se trata de alunos com TDAH é muito mais difícil por conta de sua condições neurológicas. diante dos resultados obtidos durante o desenvolvimento da pesquisa percebeu-se que os prejuízos maiores estão relacionados a alfabetização destes educandos. Percebeu-se que os professores possuem dificuldade para desenvolver as habilidades linguísticas que envolve a leitura e escrita . A grande maioria conhece muito pouco sobre o transtorno em questão, não possuem cursos específicos de alfabetização. portanto fica notório a necessidade de formações complementares para ajuda-los nessa tão nobre tarefa. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, quantitativo e bibliográfica com predominância de dialogo teórico e pesquisa de campo. diante de tudo tudo o que foi investigado nesse período percebeu-se que é necessário que o município de Bacabal - MA oferte cursos e formações especificas aos seus colaboradores, ampliando assim seus conhecimentos e facilitando a sua pratica pedagógica , adotando novas estratégias que viabilizem esse processo.