Este trabalho tem como objetivo relatar e compartilhar as experiências vivenciadas através do programa Residência Pedagógica, pela graduanda do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no Campus Monte Castelo. Este programa faz parte de um conjunto de políticas voltadas para formação de professores, que visa aprimorar a relação pratica e teórica nos cursos de licenciatura, por meio do regimento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES). Este relato pretende evidenciar as contribuições e a importância do programa para vida do futuro docente, pois proporciona ao aluno participante mais autonomia mediante ao fundamento teórico e expectativas quanto pratica que foram ofertadas. As reflexões que serão apresentadas foram fundamentadas nos discursões causados pelo contexto da Pandemia e aos trabalhos realizados com os alunos do IFMA do ensino médio técnico, onde foi trabalhada a matemática na sua origem e a sua utilização em outras áreas, através dos jogos, momentos de troca de ideias e com uso das tecnologias, e tendo em vista, os desafios do contexto pandemia em trabalhar por meio do ensino remoto.