Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGOGICA NA PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89226
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2455
    "inscrito_id" => 14393
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA NA PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar e compartilhar as experiências vivenciadas através do programa Residência Pedagógica, pela graduanda do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no Campus Monte Castelo. Este programa faz parte de um conjunto de políticas voltadas para formação de professores, que visa aprimorar a relação pratica e teórica nos cursos de licenciatura, por meio do regimento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES). Este relato pretende evidenciar as contribuições e a importância do programa para vida do futuro docente, pois proporciona ao aluno participante mais autonomia mediante ao fundamento teórico e expectativas quanto pratica que foram ofertadas. As reflexões que serão apresentadas foram fundamentadas nos discursões causados pelo contexto da Pandemia e aos trabalhos realizados com os alunos do IFMA do ensino médio técnico, onde foi trabalhada a matemática na sua origem e a sua utilização em outras áreas, através dos jogos, momentos de troca de ideias e com uso das tecnologias, e tendo em vista, os desafios do contexto pandemia em trabalhar por meio do ensino remoto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14393_TB2455_01122022222115.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LIMA ASSUNCAO"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA LIMA"
    "autor_email" => "sam18lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89226
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2455
    "inscrito_id" => 14393
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA NA PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar e compartilhar as experiências vivenciadas através do programa Residência Pedagógica, pela graduanda do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no Campus Monte Castelo. Este programa faz parte de um conjunto de políticas voltadas para formação de professores, que visa aprimorar a relação pratica e teórica nos cursos de licenciatura, por meio do regimento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES). Este relato pretende evidenciar as contribuições e a importância do programa para vida do futuro docente, pois proporciona ao aluno participante mais autonomia mediante ao fundamento teórico e expectativas quanto pratica que foram ofertadas. As reflexões que serão apresentadas foram fundamentadas nos discursões causados pelo contexto da Pandemia e aos trabalhos realizados com os alunos do IFMA do ensino médio técnico, onde foi trabalhada a matemática na sua origem e a sua utilização em outras áreas, através dos jogos, momentos de troca de ideias e com uso das tecnologias, e tendo em vista, os desafios do contexto pandemia em trabalhar por meio do ensino remoto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14393_TB2455_01122022222115.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LIMA ASSUNCAO"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA LIMA"
    "autor_email" => "sam18lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e compartilhar as experiências vivenciadas através do programa Residência Pedagógica, pela graduanda do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no Campus Monte Castelo. Este programa faz parte de um conjunto de políticas voltadas para formação de professores, que visa aprimorar a relação pratica e teórica nos cursos de licenciatura, por meio do regimento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES). Este relato pretende evidenciar as contribuições e a importância do programa para vida do futuro docente, pois proporciona ao aluno participante mais autonomia mediante ao fundamento teórico e expectativas quanto pratica que foram ofertadas. As reflexões que serão apresentadas foram fundamentadas nos discursões causados pelo contexto da Pandemia e aos trabalhos realizados com os alunos do IFMA do ensino médio técnico, onde foi trabalhada a matemática na sua origem e a sua utilização em outras áreas, através dos jogos, momentos de troca de ideias e com uso das tecnologias, e tendo em vista, os desafios do contexto pandemia em trabalhar por meio do ensino remoto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.