Hodiernamente, a pandemia da Covid-19 no contexto educacional sofreu grande impacto, tendo que se adequar à nova realidade. Desse modo, ao se refletir sobre os efeitos da pandemia na educação, destacamos a pergunta-problema: Como superar os desafios impostos pela pandemia do Covid-19 dando prosseguimento ao processo de ensino-aprendizagem da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Abílio de Souza Barbosa? Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho reside em refletir sobre os desafios enfrentados, buscando, elencar práticas e métodos implementados neste período de pandemia, causado pela Covid-19. A metodologia adotada consiste em relatar a experiência de professores da referente instituição em utilizar as plataformas digitais (WhatsApp, YouTube, Google Forms, entre outras), com o intuito de dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem, ressaltando a adaptação dos professores e alunos a esse novo formato de trabalho. Destacamos a adaptação das atividades, para envolver os alunos na continuidade dos estudos, enfatizando as atividades voltadas para os alunos com necessidades especiais, pois estes também fazem parte do sistema educacional. Assim, por meio desse trabalho será possível ressaltar a importância da educação na vida dos discentes, buscando a finalidade da educação que é o pleno desenvolvimento dos educandos, sem que haja a ruptura do processo educacional.