Essa pesquisa traz uma reflexão acerca das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil na rede pública municipal, dificuldades frente à realidade do ensino remoto emergente -ERE para crianças que estão na pré-escola, é possível perceber a necessidade de construir e repensar práticas pedagógicas reflexivas para sanar possíveis gaps na aprendizagem destas crianças. Cientes de que é imprescindível a assistência da família na educação de seus filhos, sendo parceira da escola, orientando-os na prática das atividades propostas, acompanhando seu desenvolvimento e suas dificuldades, registrando e compartilhando-as com os docentes para que juntos possam mediar essa aprendizagem. no entanto, há muitas dificuldades que por vezes impedem que este processo aconteça, em se tratando do contexto social e econômico no qual muitas famílias vivem expostas, em meio à vulnerabilidade social, e por muitas vezes o direito à educação, garantido pela Lei Magna, a Constituição Federal de 1988, não é cumprido integralmente. Diante das leituras e práticas acerca da temática e das discussões apresentadas, compreende-se que estamos vivendo o período da interatividade, da interconexão e de interação entre os sujeitos, cabendo constantemente também uma interação com os aparelhos tecnológicos, independentemente da finalidade. Nesse sentido, a escola, enquanto unidade de socialização e interação insere-se com um enorme desafio de promover formas de pensar e fazer educação.