O planejamento é usado na organização do trabalho didático-pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem, bem como na perspectiva de refletir criticamente sobre a prática docente, estando relacionado à avaliação. O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas por docentes que atuam no ensino médio, faz uma abordagem de panoramas educacionais em relação ao desempenho dos educandos. Como metodologia, optou-se por entrevistas através de questionários, e a investigação com abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico. Procurou-se em relatos de professores a partir de experiências vivenciadas no processo de ensinar e aprender, bem como, contribuições dos teóricos Thomazi; Asinelli (2009), Oliveira (2017), Gomes (2011); sobre planejamento e avaliação, no sentido crítico de fatores e desafios que atendam às necessidades da realidade no ambiente escolar. Os resultados salientam que, como componente didático-pedagógico no ensino médio, o planejamento corresponde a um instrumento de orientação da prática docente, guiando com segurança para a operacionalização das atividades essenciais à construção do conhecimento. Nessa perspectiva, buscou-se por meio da pesquisa uma análise relacionada às práticas que atendam às necessidades do processo de aprendizagem. Com isso pode-se inferir que a criatividade e o planejamento constroem e reconstroem conhecimentos tendo professores e alunos como sujeitos da aprendizagem.