Este projeto é uma proposta de ensino da matemática com crianças do último ano da educação infantil com 5 e 6 anos de idade no CMEI Judith Maria Brasil da Rocha localizado no município de Camaragibe-PE. Nesta fase infância a matemática ocupa uma posição de destaque em desenvolver de maneira divertida e com exemplos práticos, um aprendizado espontâneo nas crianças. Nesta perspectiva, surgiu à proposta de realizar as aulas utilizando a literatura infantil, propiciando situações com novas experiências e habilidades, sendo um recurso rico em contextos de múltiplas possibilidades de investigação, aprendizado de forma lúdica e atividades direcionadas. Para realizar este projeto além da utilização de diversos livros de literatura que abordavam conceitos matemáticos. Confeccionamos também diversos jogos e materiais pedagógicos com material alternativo e reciclável, como: boliches, dados, latas numéricas, quebra-cabeça, jogos de quantidades, cores e formas. Após algumas atividades realizadas com as crianças e as professoras coletivamente, as docentes passaram a ter mais segurança em abordar os conteúdos matemáticos, estimulando nas crianças a capacidade de interpretação de diversas situações. Assim, a presença da matemática não deve ser vista como componente isolado, mas como conhecimentos ligados às múltiplas vivências das crianças em suas experiências na infância. A Matemática como forma de pensar e agir nos múltiplos espaços de vivências e na organização do pensamento é ponto chave deste projeto. Foi possível realizar um trabalho com a linguagem matemática através da escuta da criança, da atenção a sua fala, respondendo ou conversando de forma coerente aquilo que ela falou e aceitar suas experiências compreendendo o que se ouve a partir do contexto.