Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA MATEMÁTICA COM A CONEXÃO DA LITERATURA INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89129
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 12169
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA COM A CONEXÃO DA LITERATURA INFANTIL"
    "resumo" => "Este projeto é uma proposta de ensino da matemática com crianças do último ano da educação infantil com 5 e 6 anos de idade no CMEI Judith Maria Brasil da Rocha localizado no município de Camaragibe-PE. Nesta fase infância a matemática ocupa uma posição de destaque em desenvolver de maneira divertida e com exemplos práticos, um aprendizado espontâneo nas crianças. Nesta perspectiva, surgiu à proposta de realizar as aulas utilizando a literatura infantil, propiciando situações com novas experiências e habilidades, sendo um recurso rico em contextos de múltiplas possibilidades de investigação, aprendizado de forma lúdica e atividades direcionadas. Para realizar este projeto além da utilização de diversos livros de literatura que abordavam conceitos matemáticos. Confeccionamos também diversos jogos e materiais pedagógicos com material alternativo e reciclável, como: boliches, dados, latas numéricas, quebra-cabeça, jogos de quantidades, cores e formas. Após algumas atividades realizadas com as crianças e as professoras coletivamente, as docentes passaram a ter mais segurança em abordar os conteúdos matemáticos, estimulando nas crianças a capacidade de interpretação de diversas situações. Assim, a presença da matemática não deve ser vista como componente isolado, mas como conhecimentos ligados às múltiplas vivências das crianças em suas experiências na infância. A Matemática como forma de pensar e agir nos múltiplos espaços de vivências e na organização do pensamento é ponto chave deste projeto. Foi possível realizar um trabalho com a linguagem matemática através da escuta da criança, da atenção a sua fala, respondendo ou conversando de forma coerente aquilo que ela falou e aceitar suas experiências compreendendo o que se ouve a partir do contexto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12169_TB2326_16082022203422.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDECI PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALDECI"
    "autor_email" => "aldecip13@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89129
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 12169
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA COM A CONEXÃO DA LITERATURA INFANTIL"
    "resumo" => "Este projeto é uma proposta de ensino da matemática com crianças do último ano da educação infantil com 5 e 6 anos de idade no CMEI Judith Maria Brasil da Rocha localizado no município de Camaragibe-PE. Nesta fase infância a matemática ocupa uma posição de destaque em desenvolver de maneira divertida e com exemplos práticos, um aprendizado espontâneo nas crianças. Nesta perspectiva, surgiu à proposta de realizar as aulas utilizando a literatura infantil, propiciando situações com novas experiências e habilidades, sendo um recurso rico em contextos de múltiplas possibilidades de investigação, aprendizado de forma lúdica e atividades direcionadas. Para realizar este projeto além da utilização de diversos livros de literatura que abordavam conceitos matemáticos. Confeccionamos também diversos jogos e materiais pedagógicos com material alternativo e reciclável, como: boliches, dados, latas numéricas, quebra-cabeça, jogos de quantidades, cores e formas. Após algumas atividades realizadas com as crianças e as professoras coletivamente, as docentes passaram a ter mais segurança em abordar os conteúdos matemáticos, estimulando nas crianças a capacidade de interpretação de diversas situações. Assim, a presença da matemática não deve ser vista como componente isolado, mas como conhecimentos ligados às múltiplas vivências das crianças em suas experiências na infância. A Matemática como forma de pensar e agir nos múltiplos espaços de vivências e na organização do pensamento é ponto chave deste projeto. Foi possível realizar um trabalho com a linguagem matemática através da escuta da criança, da atenção a sua fala, respondendo ou conversando de forma coerente aquilo que ela falou e aceitar suas experiências compreendendo o que se ouve a partir do contexto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12169_TB2326_16082022203422.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDECI PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALDECI"
    "autor_email" => "aldecip13@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este projeto é uma proposta de ensino da matemática com crianças do último ano da educação infantil com 5 e 6 anos de idade no CMEI Judith Maria Brasil da Rocha localizado no município de Camaragibe-PE. Nesta fase infância a matemática ocupa uma posição de destaque em desenvolver de maneira divertida e com exemplos práticos, um aprendizado espontâneo nas crianças. Nesta perspectiva, surgiu à proposta de realizar as aulas utilizando a literatura infantil, propiciando situações com novas experiências e habilidades, sendo um recurso rico em contextos de múltiplas possibilidades de investigação, aprendizado de forma lúdica e atividades direcionadas. Para realizar este projeto além da utilização de diversos livros de literatura que abordavam conceitos matemáticos. Confeccionamos também diversos jogos e materiais pedagógicos com material alternativo e reciclável, como: boliches, dados, latas numéricas, quebra-cabeça, jogos de quantidades, cores e formas. Após algumas atividades realizadas com as crianças e as professoras coletivamente, as docentes passaram a ter mais segurança em abordar os conteúdos matemáticos, estimulando nas crianças a capacidade de interpretação de diversas situações. Assim, a presença da matemática não deve ser vista como componente isolado, mas como conhecimentos ligados às múltiplas vivências das crianças em suas experiências na infância. A Matemática como forma de pensar e agir nos múltiplos espaços de vivências e na organização do pensamento é ponto chave deste projeto. Foi possível realizar um trabalho com a linguagem matemática através da escuta da criança, da atenção a sua fala, respondendo ou conversando de forma coerente aquilo que ela falou e aceitar suas experiências compreendendo o que se ouve a partir do contexto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.