A ANTÍGONA DE SÓFOCLES: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINO MÉDIOViviane Moraes de Caldas GOMES (UFCG – POSLE)José Hélder Pinheiro ALVES (Orientador – UFCG-POSLE)Aristóteles, em sua Poética, qualifica a tragédia como gênero superior que, através da imitação de ações de temas nobres, propicia uma educação pela arte. Como a tragédia é a representação de uma ação grave que inspira pena e temor, ela propicia ao expectador uma expurgação desses sentimentos na medida em que ele se identifica com a personagem trágica. As tragédias clássicas têm ainda uma recepção instigante na contemporaneidade, como se pode observar com as inúmeras encenações de obras como Edipo Rei, dentre tantas outras. Nosso trabalho tem, pois, como objetivo apresentar uma proposta de leitura da tragédia Antígona, de Sófocles, na primeira série do ensino médio, a partir da perspectiva de leitura compartilhada (COLOMER, 2007), visando à formação de leitores crítico-reflexivos.PALAVRAS-CHAVE: Tragédia grega; leitura literária; leitura compartilhada.