Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O NÃO-LUGAR DE CORPOS GORDES NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A escola é um espaço de formação social e de caráter, e é nela que durante boa parte da infância e adolescência que alunos experienciam direta ou indiretamente com a prática de atos agressivos e humilhantes, como a gordofobia, que interfere no bem-estar de indivíduos. O ambiente escolar é um território de propagação de estigma, e para pessoas gordes, é nesse lugar que um desencontro entre a sua identidade social ocorre, além de uma ruptura com a significância que a escola possui para si. O papel da escola é justamente o de fazer compreensível o significado dos conceitos, das normas e valores, conscientizar os alunos na sua relação com os outros alunos, estabelecendo limites ao exercício da liberdade, contribuindo para que exista uma convivência democrática e respeitosa. Desta forma, a escola deve estar preocupada em possibilitar condições e assumir seu compromisso como local de produção de conhecimento e troca dos mesmos. Além de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para viver em sociedade, ao mesmo tempo, exercitar a função crítica ao estudar os principais problemas que interferem na sociedade. Destarte, o objetivo deste trabalho, foi investigar as vivências de alunos gordes dentro das salas de aula, pontuando quais são os seus principais impactos na formação da impactos na formação da identidade discente e qual deve ser a intervenção da escola mediante esses casos. O referencial teórico se baseou em discussões sobre gordofobia e bullying dentro das escolas. A partir dos dados coletados em entrevistas com alunos do Colégio Estadual General Osório em Feira de Santana na Bahia, e de seus respectivos resultados, pretende-se promover reflexões sobre os desafios do corpo gordo no ambiente escolar e como este estigma impacta na relação de identidade desses indivíduos consigo e com a sociedade.

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