O presente trabalho tem como tema as Práticas pedagógicas inovadoras na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre os avanços e desafios enfrentados pelos professores em sala de aula. O objetivo geral foi analisar as práticas pedagógicas inovadoras na educação de jovens e adultos, focando sobre os avanços e desafios enfrentados pelos professores em sala de aula. O objetivo geral foi analisar as práticas pedagógicas inovadoras na educação de jovens e adultos, focando sobre os avanços e desafios enfrentados pelos professores em sala de aula. A partir do objetivo geral determinamos como objetivos específicos: Analisar as práticas desenvolvidas e as dificuldades vivenciadas pelo professor dentro da sala de aula, examinar as metodologias que o professor de EJA tem utilizado para inovar em seu ensino e por último, observar a forma trabalhada pelos professores para atrair o interesse de seus alunos, evitar a evasão e diminuir as faltas constantes que os alunos de EJA tendem a ter. No processo de investigação foram feitas pesquisas teóricas e de campo. A pesquisa se baseou nos autores como: Paulo Freire, Haddad, Paiva, Di Pierro, Gil, Santana, Marcone, Lakatos e outros. Na pesquisa de campo foram usadas coletas de dados, questionários e roteiros de observação. O público alvo desta pesquisa foram professores da modalidade EJA de 1º e 2º ciclos, nomeadas de 6º A e 6º B. Desse modo, nossa pesquisa torna-se significativa por mostrar as dificuldades existentes na prática docente em EJA, a fim de auxiliar com informações aos órgãos responsáveis por essa modalidade de educação, com o intuito de melhorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA.