A presente pesquisa tem por objetivo avaliar os desafios encontrados no ensino e aprendizagem da matemática em decorrência dos resultados da avaliação externa, SAEPE, do município de Vitória de Santo Antão - PE. A análise dos resultados do SAEPE, teve o intuito de buscar uma reflexão sobre a prática pedagógica dos docentes e como aprimorar o ensino e a aprendizagem a partir desse diagnóstico, permitindo assim a criação de estratégias para o enfretamento de problemas que afetam a aprendizagem matemática. Portanto, para que fosse possível aferirmos o grau de evolução neste processo avaliativo, como também identificar desigualdades existentes entre as escolas ou mesmo dentro de uma mesma escola, buscamos analisar como fazer das avaliações externas um caminho para a constante reflexão da prática e como estas avaliações poderiam contribuir para uma aprendizagem que atendesse aos objetos de conhecimento da matriz curricular do Currículo de Pernambuco. Logo, para se chegar ao objetivo principal da pesquisa, foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, através de um questionário, envolvendo questões referentes a prática docente e metodologia utilizada para o desenvolvimento das aulas de matemática, aplicado com os docentes das escolas da rede municipal de Vitória de Santo Antão – PE para assim, a partir daí, analisarmos como o professor das séries iniciais e/ou finais tem proporcionado essa construção do conhecimento matemático. Portanto, esta pesquisa aponta a importância da formação continuada para os docentes que atuam tanto nas séries dos anos iniciais, quanto finais. Pois, diante dos estudos realizados, faz-se necessário um trabalho em rede que possa promover formações continuada, voltadas especialmente para metodologia e prática pedagógica dos professores que atuam nas séries dos anos iniciais e finais, como forma de fortalecer o ensino e aprendizagem da área de matemática para que favoreça uma aprendizagem significativa para todos.