Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola que atendem simultaneamente o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, pertencentes ao sistema municipal de Campina Grande (PB). A pesquisa partiu do seguinte questionamento: o trabalho pedagógico em duas turmas de Pré-escola de uma unidade que atendem simultaneamente Ensino Fundamental e Educação Infantil está levando em consideração critérios que respeitem a natureza e especificidade da Educação Infantil? Como as professoras da escola percebem essa realidade e quais são estratégias adotadas para atender os objetivos e finalidades desse setor de ensino? Para buscar resposta a estes questionamentos elencamos como objetivo geral: Analisar se a estrutura escolar atende as especificidades das turmas de Educação Infantil e se os tempos e espaços atendem as estratégias adotadas para atender aos objetivos desta etapa de ensino. A pesquisa evidencia muitas limitações de natureza espacial, temporal, infraestrutural e pedagógica na escola, lócus da pesquisa, o que faz com que a práxis educacional não seja o ideal. Isso se deve à distância que existe entre os objetivos proclamados nas diversas leis, e os objetivos reais (a realidade educacional concreta). Apesar da boa e farta legislação educacional que versa sobre Educação Infantil, a realidade dista muito daquilo que a legislação determina como sendo as condições ideais.