O tema sobre Inclusão Escolar de pessoas com Síndrome de Down tornou-se uma questão crescente nas pesquisas educacionais mais recentes. Em consideração a isto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um portfólio acadêmico cujo objetivo seria explorar as Práticas Pedagógicas Programadas (PPPs) em paralelo a inclusão escolar de pessoas com Síndrome de Down, sob a perspectiva das experiências e estudos bibliográficos de discentes do curso de Licenciatura em Letras e Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com Campus em Caraúbas, Rio Grande do Norte, durante o semestre 2021.2. Nesse hiato, com os resultados das pesquisas realizadas, reconheceu-se que as bibliografias destacadas pelos alunos, contemplaram, de forma clara e satisfatória, a maioria das informações necessárias para desenvolver o portfólio com as práticas pedagógicas inclusivas. Ainda mais, foram analisados qualitativamente pelos discentes, um total de onze artigos, onde todos estes giravam em torno do tema central selecionado. Dessa forma, evidenciou-se que os métodos regulares de ensino ainda possuem paradigmas que necessitam ser analisados e até mesmo refutados. Ademais, constatou-se que o docente deve possuir um currículo adequado para a realização dos objetivos educacionais em sala de aula com alunos portadores dessa Síndrome, preparando-se para alcançar as necessidades do aluno, bem como, promover um ensino igualitário entre os demais educandos. Conclui-se, portanto, que as práticas pedagógicas inclusivas da pessoa com Síndrome de Down estimulam o desenvolvimento das habilidades de convivência, interação social, estudo e pesquisa, além de favorecer o desenvolvimento da linguagem.