Este trabalho trata-se de um estado da arte na qual buscou mapear as recentes pesquisas desenvolvidas sobre a alfabetização e letramento assim como as práticas de ensino produzidas por professores/as alfabetizadores/as no 1º ciclo, com o recorte temporal de 5 anos, especialmente no período de 2017 a 2021 na base de dados dos Periódicos CAPES, realizou-se uma busca pelos seguintes descritores: alfabetização, letramento e práticas de ensino no 1º ciclo. Neste artigo levanto e tento responder as seguintes questões: quais os desafios da alfabetização e letramento no 1º ciclo? Como tem se produzido as práticas de ensino por professores/as alfabetizadores/as? Qual o referencial teórico utilizado para a compreensão da alfabetização e letramento no Ensino Fundamental I? Destacam-se entre os achados, a influência de autores renomados como: Soares (2004a), Freire (2000; 2005) Ferreiro e Teberosky (1985), Mortatti (2019). Conclui-se que a alfabetização e letramento são conceitos distintos e inseparáveis na consolidação das habilidades voltadas a leitura e escrita nos primeiros anos de escolaridade.