O presente artigo tem por objetivo socializar, em linhas gerais, reflexões sobre a importância do ensino de literatura na escola: uma proposta de formação de leitores no Contexto da educação infantil. Sabemos que o RECNEI não tem caráter obrigatório, mas suas diretrizes tem sido importantes para nortear a prática educativa (literatura) de muitos professores. Através da metodologia de pesquisas bibliográfica e campo buscamos entender como a literatura vem sendo trabalhado nas escolas, e se favorece uma Influência significativa nas aprendizagens e atividades pedagógicas. Por do estágio supervisionado IV em acordo do projeto de leitura: sacola de Mágica idealizado pela equipe pedagógica responsável do Pnaic, idealizamos visitas à escolas da rede municipal de Ensino de Gurinhém- PB. Mergulhamos nos teóricos que pesquisam a temática e como eles se intensificam dia a dia nesse contexto com suas visões e reflexões sobre o tema. Para fundamentar tais questões traremos os seguintes teóricos Corsino, Ferreira, Maia, Martins, Petit, Piaget e Vigotsky. O estudo justifica-se com a importância de que os docentes tenham a compreensão que a prática didática com a literatura na educação básica é uma porta de entrada da criança no mundo literário. Constatamos então, como resultados que é possível discutir, pesquisar a literatura infantil na escola, pois a mesma tem relevância no contexto atual da educação. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa em sala desenvolvida no componente curricular da Educação Infantil pela professora Adalgisa Razia(UEPB) para um melhor aprendizado desse documentos e de outros eixos no processo acadêmico e educativo para garantir uma aprendizagem mais significativa e esclarecedora.