Este artigo apresenta a vivência do projeto “O Lixo e seu Impacto Ambiental e Social no município de Vicência”, proposta que trazia como objetivo conscientizar a comunidade local em relação ao descarte e destinação do lixo de forma correta, refletido sobre a reutilização, a reciclagem e compostagem de forma sustentável. No âmbito da educação infantil, em tempos de distanciamento social causado pela pandemia da covid – 19, a experiência se deu por meio do Guia Orientador das Atividades não presenciais, documento produzido com base no Parecer CNE/CP Nº: 5/2020, nos documentos oficiais que norteiam o trabalho da referida etapa escolar, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco, bem como na Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), pedagogia que norteia a prática pedagógica do município. Os resultados revelaram mudanças tanto nas crianças como em suas famílias, no que concerne à construção de valores, atitudes e da consciência ambiental, da qual surgiram sugestões de ações que irão impactar de forma efetiva a problemática “lixo” na cidade de Vicência – PE.