O presente trabalho descreve uma sequência didática (SD) sobre o Bioma Mata atlântica (MA) aplicada com os estudantes da 3ª série da Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, no município de Senador Elói de Souza/RN, em que se buscou desenvolver aula de campo virtual sobre o Bioma Mata Atlântica. A SD foi realizada de forma remota em quatro momentos, assim os estudantes foram levados a uma imersão no ambiente de MA através de vídeos na plataforma YouTube. A utilização de vídeos oportunizou a interação deles com o ambiente em estudo, o que ocorreu em substituição a aula de campo tradicional que foi impossibilitada em decorrência da pandemia da Covid-19. A partir dos vídeos o conhecimento foi construído mediado pelas discussões. A abordagem seguiu as premissas do ensino investigativo exigindo do professor a mediação para estimular habilidades que permitiram aos estudantes solucionar as problemáticas propostas, possibilitando aos mesmos uma interação com vários pontos, destacando-se a que é estabelecida com outros estudantes, com o material disponível, com os saberes sistematizados e os já existentes. No ensino investigativo o processo de construção do conhecimento é o destaque, estimulando o protagonismo do estudante. Ao final do processo os estudantes conseguiram estabelecer suas concepções sobre o ambiente em estudo e relacioná-las com o que se mostra sobre o tema, assimilando que o Bioma em estudo também se faz presente no Rio Grande do Norte.