Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO REPÓRTER LITERÁRIO: PROTAGONISMO JUVENIL UNE FOTOJORNALISMO E LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88471
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1108
    "inscrito_id" => 12868
    "titulo" => "PROJETO REPÓRTER LITERÁRIO: PROTAGONISMO JUVENIL UNE FOTOJORNALISMO E LITERATURA"
    "resumo" => "A interseção entre educação e jornalismo costuma gerar práticas potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A partir desse pressuposto, o projeto Repórter Literário surgiu da parceria entre a Feira Literária de Campina Grande (FLIC) e o Projeto Anti-Horário, do curso de Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo do projeto é estimular a produção midiática de estudantes do ensino básico de Campina Grande. Em 2021, o resultado do projeto foi uma exposição fotográfica, disponível no site da Feira Literária de Campina Grande. No contexto da Pandemia do Coronavírus, os estudantes do curso de Jornalismo ensinaram técnicas de fotojornalismo para os estudantes de escolas públicas municipais de Campina Grande, através de oficinas que aconteceram virtualmente. A partir do treinamento, que ocorreu em março de 2021, os adolescentes produziram imagens literárias da pandemia sob o tema “Todas as Formas do Ler”. Integrantes da FLIC e do Repórter Literário realizaram uma análise criteriosa e selecionaram 16 fotos de 10 estudantes para compor a mostra fotográfica homônima ao tema da 5ª edição da Feira Literária. A exposição contou com texto de apresentação de uma das alunas participantes, fomentou o gosto pela leitura entre os adolescentes e pode ser considerada um importante mecanismo de empoderamento, protagonismo e letramento midiático infanto-juvenil. Este artigo, cujo referencial teórico é baseado na educomunicação e tem a metodologia centrada na observação participante, objetiva principalmente descrever como todo o trabalho foi desenvolvido na modalidade de ensino remoto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12868_TB1108_10082022103214.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIN ARAÚJO BANDEIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Iasmin Mendes"
    "autor_email" => "iasminabmendes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88471
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1108
    "inscrito_id" => 12868
    "titulo" => "PROJETO REPÓRTER LITERÁRIO: PROTAGONISMO JUVENIL UNE FOTOJORNALISMO E LITERATURA"
    "resumo" => "A interseção entre educação e jornalismo costuma gerar práticas potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A partir desse pressuposto, o projeto Repórter Literário surgiu da parceria entre a Feira Literária de Campina Grande (FLIC) e o Projeto Anti-Horário, do curso de Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo do projeto é estimular a produção midiática de estudantes do ensino básico de Campina Grande. Em 2021, o resultado do projeto foi uma exposição fotográfica, disponível no site da Feira Literária de Campina Grande. No contexto da Pandemia do Coronavírus, os estudantes do curso de Jornalismo ensinaram técnicas de fotojornalismo para os estudantes de escolas públicas municipais de Campina Grande, através de oficinas que aconteceram virtualmente. A partir do treinamento, que ocorreu em março de 2021, os adolescentes produziram imagens literárias da pandemia sob o tema “Todas as Formas do Ler”. Integrantes da FLIC e do Repórter Literário realizaram uma análise criteriosa e selecionaram 16 fotos de 10 estudantes para compor a mostra fotográfica homônima ao tema da 5ª edição da Feira Literária. A exposição contou com texto de apresentação de uma das alunas participantes, fomentou o gosto pela leitura entre os adolescentes e pode ser considerada um importante mecanismo de empoderamento, protagonismo e letramento midiático infanto-juvenil. Este artigo, cujo referencial teórico é baseado na educomunicação e tem a metodologia centrada na observação participante, objetiva principalmente descrever como todo o trabalho foi desenvolvido na modalidade de ensino remoto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12868_TB1108_10082022103214.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIN ARAÚJO BANDEIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Iasmin Mendes"
    "autor_email" => "iasminabmendes@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A interseção entre educação e jornalismo costuma gerar práticas potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A partir desse pressuposto, o projeto Repórter Literário surgiu da parceria entre a Feira Literária de Campina Grande (FLIC) e o Projeto Anti-Horário, do curso de Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo do projeto é estimular a produção midiática de estudantes do ensino básico de Campina Grande. Em 2021, o resultado do projeto foi uma exposição fotográfica, disponível no site da Feira Literária de Campina Grande. No contexto da Pandemia do Coronavírus, os estudantes do curso de Jornalismo ensinaram técnicas de fotojornalismo para os estudantes de escolas públicas municipais de Campina Grande, através de oficinas que aconteceram virtualmente. A partir do treinamento, que ocorreu em março de 2021, os adolescentes produziram imagens literárias da pandemia sob o tema “Todas as Formas do Ler”. Integrantes da FLIC e do Repórter Literário realizaram uma análise criteriosa e selecionaram 16 fotos de 10 estudantes para compor a mostra fotográfica homônima ao tema da 5ª edição da Feira Literária. A exposição contou com texto de apresentação de uma das alunas participantes, fomentou o gosto pela leitura entre os adolescentes e pode ser considerada um importante mecanismo de empoderamento, protagonismo e letramento midiático infanto-juvenil. Este artigo, cujo referencial teórico é baseado na educomunicação e tem a metodologia centrada na observação participante, objetiva principalmente descrever como todo o trabalho foi desenvolvido na modalidade de ensino remoto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.