Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFLUÊNCIA DOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS FORMATIVOS NA/PARA CARREIRA DOCENTE EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88967
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2097
    "inscrito_id" => 13166
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS FORMATIVOS NA/PARA CARREIRA DOCENTE EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Pesquisas referentes a carreira docente têm apontado os múltiplos contextos formativos que o professor experimenta desde a formação inicial. Entende-se por contextos formativos os diferentes espaços/meios que possibilitam a constituição do ser professor ao longo da carreira docente. Por serem harmônicos e impregnados de significados, sabe-se que esses contextos são influenciados por interesses de determinados grupos ou instâncias que tentam moldar o professor. Diante deste complexo processo de constituir-se profissionalmente na docência, faz-se necessário o diálogo e a reflexão, considerando as necessidades dos professores em cada uma das etapas da carreira. A partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, aplicamos um questionário aberto a professores de Matemática que lecionam na Educação Básica e se encontram em diferentes etapas da carreira, com o intuito de observar de maneira abrangente como ocorre o processo de constituição na carreira em múltiplos contextos formativos. Os participantes da pesquisa citaram a formação inicial como um dos contextos mais influentes para a promoção da carreira, seguido pelo campo de trabalho e a importância das experiências adquiridas neste espaço. A formação continuada também foi destacada, sendo vista por eles, como um processo contínuo com influência no aprimoramento dos saberes necessários à atividade profissional. Os resultados obtidos mostram que os múltiplos contextos formativos permitem que os professores se abram para discussões e reflexões sobre a docência adensando a profissionalidade e colaborando com o processo de mudanças de concepções sobre o ensino e aprendizagem da Matemática ao longo da carreira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13166_TB2097_05122022230040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA"
    "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88967
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2097
    "inscrito_id" => 13166
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS FORMATIVOS NA/PARA CARREIRA DOCENTE EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Pesquisas referentes a carreira docente têm apontado os múltiplos contextos formativos que o professor experimenta desde a formação inicial. Entende-se por contextos formativos os diferentes espaços/meios que possibilitam a constituição do ser professor ao longo da carreira docente. Por serem harmônicos e impregnados de significados, sabe-se que esses contextos são influenciados por interesses de determinados grupos ou instâncias que tentam moldar o professor. Diante deste complexo processo de constituir-se profissionalmente na docência, faz-se necessário o diálogo e a reflexão, considerando as necessidades dos professores em cada uma das etapas da carreira. A partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, aplicamos um questionário aberto a professores de Matemática que lecionam na Educação Básica e se encontram em diferentes etapas da carreira, com o intuito de observar de maneira abrangente como ocorre o processo de constituição na carreira em múltiplos contextos formativos. Os participantes da pesquisa citaram a formação inicial como um dos contextos mais influentes para a promoção da carreira, seguido pelo campo de trabalho e a importância das experiências adquiridas neste espaço. A formação continuada também foi destacada, sendo vista por eles, como um processo contínuo com influência no aprimoramento dos saberes necessários à atividade profissional. Os resultados obtidos mostram que os múltiplos contextos formativos permitem que os professores se abram para discussões e reflexões sobre a docência adensando a profissionalidade e colaborando com o processo de mudanças de concepções sobre o ensino e aprendizagem da Matemática ao longo da carreira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13166_TB2097_05122022230040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA"
    "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Pesquisas referentes a carreira docente têm apontado os múltiplos contextos formativos que o professor experimenta desde a formação inicial. Entende-se por contextos formativos os diferentes espaços/meios que possibilitam a constituição do ser professor ao longo da carreira docente. Por serem harmônicos e impregnados de significados, sabe-se que esses contextos são influenciados por interesses de determinados grupos ou instâncias que tentam moldar o professor. Diante deste complexo processo de constituir-se profissionalmente na docência, faz-se necessário o diálogo e a reflexão, considerando as necessidades dos professores em cada uma das etapas da carreira. A partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, aplicamos um questionário aberto a professores de Matemática que lecionam na Educação Básica e se encontram em diferentes etapas da carreira, com o intuito de observar de maneira abrangente como ocorre o processo de constituição na carreira em múltiplos contextos formativos. Os participantes da pesquisa citaram a formação inicial como um dos contextos mais influentes para a promoção da carreira, seguido pelo campo de trabalho e a importância das experiências adquiridas neste espaço. A formação continuada também foi destacada, sendo vista por eles, como um processo contínuo com influência no aprimoramento dos saberes necessários à atividade profissional. Os resultados obtidos mostram que os múltiplos contextos formativos permitem que os professores se abram para discussões e reflexões sobre a docência adensando a profissionalidade e colaborando com o processo de mudanças de concepções sobre o ensino e aprendizagem da Matemática ao longo da carreira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.