Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA CASEIRA: CULTURA DE BACTÉRIAS. UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA NO FORMATO HIBRIDO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88204
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 12330
    "titulo" => "PRÁTICA CASEIRA: CULTURA DE BACTÉRIAS. UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA NO FORMATO HIBRIDO"
    "resumo" => "Quando se trata do ensino de Microbiologia, é necessário que se tenha um cuidado e atenção dobrados, haja vista que é durante as aulas práticas, que esse universo microscópico abordado em sala de aula passa a ganhar sentido no imaginário e compreensão dos estudantes, auxiliando-os no entendimento do assunto discutido anteriormente. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e realizar prática caseira de cultura de bactérias com os alunos do ensino médio e técnico, buscando tornar o conteúdo abordado em sala de aula mais claro e o entendimento do assunto mais lúdico. Após o desenvolvimento da prática, uma entrevista via ferramenta digital google form, foi realizada com os alunos afim de obter informações a respeito de como tal prática havia sido recebida pelos mesmo e o papel que ela desempenhou na melhor compreensão do assunto. Dentre os alunos entrevistados, 90,9% responderam que a realização da prática auxiliou na compreensão do conteúdo abordado em aula, e os demais 9,1% disseram que não viram diferença. Em relaçã ao desenvolvimento do experimento, 54,5% responderam que gostaram do experimento e compreenderam melhor o conteúdo; 36,4% acharam razoável, uma vez que não tiveram bons resultados no experimento. O presente trabalho mostra que mesmo em realidades educacionais onde não haja condições e ambientes viáveis para o desenvolvimento de práticas laboratoriais, é possível desenvolver opções semelhantes de forma mais viável, como a cultura bacteriana caseira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12330_TB341_06072022134930.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLY VICTÓRIA DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLY"
    "autor_email" => "jamillyvictoriadasilvalum"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88204
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 12330
    "titulo" => "PRÁTICA CASEIRA: CULTURA DE BACTÉRIAS. UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA NO FORMATO HIBRIDO"
    "resumo" => "Quando se trata do ensino de Microbiologia, é necessário que se tenha um cuidado e atenção dobrados, haja vista que é durante as aulas práticas, que esse universo microscópico abordado em sala de aula passa a ganhar sentido no imaginário e compreensão dos estudantes, auxiliando-os no entendimento do assunto discutido anteriormente. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e realizar prática caseira de cultura de bactérias com os alunos do ensino médio e técnico, buscando tornar o conteúdo abordado em sala de aula mais claro e o entendimento do assunto mais lúdico. Após o desenvolvimento da prática, uma entrevista via ferramenta digital google form, foi realizada com os alunos afim de obter informações a respeito de como tal prática havia sido recebida pelos mesmo e o papel que ela desempenhou na melhor compreensão do assunto. Dentre os alunos entrevistados, 90,9% responderam que a realização da prática auxiliou na compreensão do conteúdo abordado em aula, e os demais 9,1% disseram que não viram diferença. Em relaçã ao desenvolvimento do experimento, 54,5% responderam que gostaram do experimento e compreenderam melhor o conteúdo; 36,4% acharam razoável, uma vez que não tiveram bons resultados no experimento. O presente trabalho mostra que mesmo em realidades educacionais onde não haja condições e ambientes viáveis para o desenvolvimento de práticas laboratoriais, é possível desenvolver opções semelhantes de forma mais viável, como a cultura bacteriana caseira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12330_TB341_06072022134930.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILLY VICTÓRIA DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JAMILLY"
    "autor_email" => "jamillyvictoriadasilvalum"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Quando se trata do ensino de Microbiologia, é necessário que se tenha um cuidado e atenção dobrados, haja vista que é durante as aulas práticas, que esse universo microscópico abordado em sala de aula passa a ganhar sentido no imaginário e compreensão dos estudantes, auxiliando-os no entendimento do assunto discutido anteriormente. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e realizar prática caseira de cultura de bactérias com os alunos do ensino médio e técnico, buscando tornar o conteúdo abordado em sala de aula mais claro e o entendimento do assunto mais lúdico. Após o desenvolvimento da prática, uma entrevista via ferramenta digital google form, foi realizada com os alunos afim de obter informações a respeito de como tal prática havia sido recebida pelos mesmo e o papel que ela desempenhou na melhor compreensão do assunto. Dentre os alunos entrevistados, 90,9% responderam que a realização da prática auxiliou na compreensão do conteúdo abordado em aula, e os demais 9,1% disseram que não viram diferença. Em relaçã ao desenvolvimento do experimento, 54,5% responderam que gostaram do experimento e compreenderam melhor o conteúdo; 36,4% acharam razoável, uma vez que não tiveram bons resultados no experimento. O presente trabalho mostra que mesmo em realidades educacionais onde não haja condições e ambientes viáveis para o desenvolvimento de práticas laboratoriais, é possível desenvolver opções semelhantes de forma mais viável, como a cultura bacteriana caseira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Jamilly Victoria da Silva Lima

    é um prazer ver meu artigo sendo publicado ????? é uma emoção imensaaaa??

    12/12/2022 18:07:56
  • Ceilandia

    E um projeto muito proveitoso. Parabéns as participantes desse projeto.

    12/12/2022 17:56:47

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.