Quando se trata do ensino de Microbiologia, é necessário que se tenha um cuidado e atenção dobrados, haja vista que é durante as aulas práticas, que esse universo microscópico abordado em sala de aula passa a ganhar sentido no imaginário e compreensão dos estudantes, auxiliando-os no entendimento do assunto discutido anteriormente. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e realizar prática caseira de cultura de bactérias com os alunos do ensino médio e técnico, buscando tornar o conteúdo abordado em sala de aula mais claro e o entendimento do assunto mais lúdico. Após o desenvolvimento da prática, uma entrevista via ferramenta digital google form, foi realizada com os alunos afim de obter informações a respeito de como tal prática havia sido recebida pelos mesmo e o papel que ela desempenhou na melhor compreensão do assunto. Dentre os alunos entrevistados, 90,9% responderam que a realização da prática auxiliou na compreensão do conteúdo abordado em aula, e os demais 9,1% disseram que não viram diferença. Em relaçã ao desenvolvimento do experimento, 54,5% responderam que gostaram do experimento e compreenderam melhor o conteúdo; 36,4% acharam razoável, uma vez que não tiveram bons resultados no experimento. O presente trabalho mostra que mesmo em realidades educacionais onde não haja condições e ambientes viáveis para o desenvolvimento de práticas laboratoriais, é possível desenvolver opções semelhantes de forma mais viável, como a cultura bacteriana caseira.