Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SABER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLOGICO DO CEARÁ (CENTEC)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88179
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 10703
    "titulo" => "O SABER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLOGICO DO CEARÁ (CENTEC)"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção dos professores dos cursos de Educação Profissional de Tecnológica de Graduação acerca dos saberes pedagógicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze professores dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio de uma das unidades operacionais do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). O material empírico coletado foi analisado a partir da análise de conteúdo, de modo que as informações obtidas pudessem ser codificadas e categorizadas em contraste com o referencial teórico acerca dos saberes docentes, como: Tardif (2014), Pimenta e Anastasiou (2010), Libâneo (2010) entre outros. O estudo conclui que os professores consideram os saberes da Pedagogia como essenciais a sua prática educativa, mas reduzem seu significado aos métodos e técnicas necessárias ao desenvolvimento das competências e habilidades demandadas pelos setores produtivos da sociedade de mercado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10703_TB307_14062022195700.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO WHERBTY RIBEIRO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WHERBTY"
    "autor_email" => "antonio.wherberty@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88179
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 10703
    "titulo" => "O SABER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLOGICO DO CEARÁ (CENTEC)"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção dos professores dos cursos de Educação Profissional de Tecnológica de Graduação acerca dos saberes pedagógicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze professores dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio de uma das unidades operacionais do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). O material empírico coletado foi analisado a partir da análise de conteúdo, de modo que as informações obtidas pudessem ser codificadas e categorizadas em contraste com o referencial teórico acerca dos saberes docentes, como: Tardif (2014), Pimenta e Anastasiou (2010), Libâneo (2010) entre outros. O estudo conclui que os professores consideram os saberes da Pedagogia como essenciais a sua prática educativa, mas reduzem seu significado aos métodos e técnicas necessárias ao desenvolvimento das competências e habilidades demandadas pelos setores produtivos da sociedade de mercado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10703_TB307_14062022195700.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO WHERBTY RIBEIRO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WHERBTY"
    "autor_email" => "antonio.wherberty@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a percepção dos professores dos cursos de Educação Profissional de Tecnológica de Graduação acerca dos saberes pedagógicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze professores dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio de uma das unidades operacionais do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). O material empírico coletado foi analisado a partir da análise de conteúdo, de modo que as informações obtidas pudessem ser codificadas e categorizadas em contraste com o referencial teórico acerca dos saberes docentes, como: Tardif (2014), Pimenta e Anastasiou (2010), Libâneo (2010) entre outros. O estudo conclui que os professores consideram os saberes da Pedagogia como essenciais a sua prática educativa, mas reduzem seu significado aos métodos e técnicas necessárias ao desenvolvimento das competências e habilidades demandadas pelos setores produtivos da sociedade de mercado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.