Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E PRÁTICA: A DOCÊNCIA EM QUÍMICA ATUANDO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88055
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 9647
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E PRÁTICA: A DOCÊNCIA EM QUÍMICA ATUANDO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "De início, verificamos que o professor é um dos principais colaboradores na formação dos cidadãos, diante disso, segundo Zeichner (1993), o professor reflexivo realiza pesquisa e ação para o seu desenvolvimento profissional. Portugal e Souza (2013, p. 116) afirmam que o pensar em diferentes práticas e recursos pedagógicos que favoreçam a ação do professor para garantir a aprendizagem de conceitos e temas da química no espaço escolar, tendo em vista a abordagem e a construção de sentidos aos conteúdos científicos e sua apreensão ao cotidiano da vida dos alunos. No período pandêmico, antes da vacinação, e na continuidade do ensino remoto os professores utilizaram o método de gravação de videoaulas, atividades enviadas pelo WhatsApp e videoclipes, questionários e jogos pelo wordwall, bem como a utilização de plataformas remotas de ensino digital, como Google Meet e Google Classroom, que tiveram papel preponderante nesse processo ao acesso de aulas ao vivo (GÓES; CASSIANO, 2020), logo, no final da 4° unidade voltamos presencial, com a utilização de jogos, experimentos e debates diante da disciplina de química, abordando Química Orgânica, Ph e Radioatividade. Nesse contexto, cabe ressaltar que muitos professores tiveram que em um curto intervalo de tempo, aprender a utilizar as plataformas digitais para inovar o ensino e atender na melhoria do ensino de seus alunos na modalidade do ensino remoto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID9647_TB108_17052022215639.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA MIKAELLY BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "valeska_mikaelly@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88055
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 9647
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E PRÁTICA: A DOCÊNCIA EM QUÍMICA ATUANDO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "De início, verificamos que o professor é um dos principais colaboradores na formação dos cidadãos, diante disso, segundo Zeichner (1993), o professor reflexivo realiza pesquisa e ação para o seu desenvolvimento profissional. Portugal e Souza (2013, p. 116) afirmam que o pensar em diferentes práticas e recursos pedagógicos que favoreçam a ação do professor para garantir a aprendizagem de conceitos e temas da química no espaço escolar, tendo em vista a abordagem e a construção de sentidos aos conteúdos científicos e sua apreensão ao cotidiano da vida dos alunos. No período pandêmico, antes da vacinação, e na continuidade do ensino remoto os professores utilizaram o método de gravação de videoaulas, atividades enviadas pelo WhatsApp e videoclipes, questionários e jogos pelo wordwall, bem como a utilização de plataformas remotas de ensino digital, como Google Meet e Google Classroom, que tiveram papel preponderante nesse processo ao acesso de aulas ao vivo (GÓES; CASSIANO, 2020), logo, no final da 4° unidade voltamos presencial, com a utilização de jogos, experimentos e debates diante da disciplina de química, abordando Química Orgânica, Ph e Radioatividade. Nesse contexto, cabe ressaltar que muitos professores tiveram que em um curto intervalo de tempo, aprender a utilizar as plataformas digitais para inovar o ensino e atender na melhoria do ensino de seus alunos na modalidade do ensino remoto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID9647_TB108_17052022215639.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA MIKAELLY BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "valeska_mikaelly@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

De início, verificamos que o professor é um dos principais colaboradores na formação dos cidadãos, diante disso, segundo Zeichner (1993), o professor reflexivo realiza pesquisa e ação para o seu desenvolvimento profissional. Portugal e Souza (2013, p. 116) afirmam que o pensar em diferentes práticas e recursos pedagógicos que favoreçam a ação do professor para garantir a aprendizagem de conceitos e temas da química no espaço escolar, tendo em vista a abordagem e a construção de sentidos aos conteúdos científicos e sua apreensão ao cotidiano da vida dos alunos. No período pandêmico, antes da vacinação, e na continuidade do ensino remoto os professores utilizaram o método de gravação de videoaulas, atividades enviadas pelo WhatsApp e videoclipes, questionários e jogos pelo wordwall, bem como a utilização de plataformas remotas de ensino digital, como Google Meet e Google Classroom, que tiveram papel preponderante nesse processo ao acesso de aulas ao vivo (GÓES; CASSIANO, 2020), logo, no final da 4° unidade voltamos presencial, com a utilização de jogos, experimentos e debates diante da disciplina de química, abordando Química Orgânica, Ph e Radioatividade. Nesse contexto, cabe ressaltar que muitos professores tiveram que em um curto intervalo de tempo, aprender a utilizar as plataformas digitais para inovar o ensino e atender na melhoria do ensino de seus alunos na modalidade do ensino remoto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.